- Home
- Ajuda | Perguntas Frequentes
Tem dúvidas? Nós ajudamos
1. Farmácia Online
Por que motivo preciso de selecionar uma farmácia ao fazer uma compra online?
A seleção de uma farmácia permite que o site direcione a sua encomenda para a sua farmácia online, assegurando uma entrega mais rápida e eficaz.
Quais são as vantagens de escolher uma farmácia perto de mim?
A seleção de uma farmácia online próxima de si permite-lhe beneficiar de entregas mais rápidas e acesso facilitado a serviços de saúde adicionais.
Posso alterar a farmácia selecionada depois de fazer uma compra?
Sim, a farmácia selecionada ao fazer a compra é aquela que vai processar a sua encomenda, mas é possível alterar a farmácia a qualquer momento. Caso precise de ajuda, entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente.
A escolha da farmácia afecta o acesso aos benefícos do programa Saúda?
Sim, para usufruir de todas as vantagens e beneficios do programa Saúda deverá selecionar uma farmácia parceira.
A escolha da farmácia afecta as opções de entrega ao domicílio?
Em algumas situações, as opções de entrega podem variar conforme a farmácia selecionada. No caso da encomenda conter Medicamentos a mesma só poderá ser entregue no concelho da Farmácia ou nos seus concelhos limítrofes.
1. Farmácia Online
A seleção de uma farmácia permite que o site direcione a sua encomenda para a sua farmácia online, assegurando uma entrega mais rápida e eficaz.
A seleção de uma farmácia online próxima de si permite-lhe beneficiar de entregas mais rápidas e acesso facilitado a serviços de saúde adicionais.
Sim, a farmácia selecionada ao fazer a compra é aquela que vai processar a sua encomenda, mas é possível alterar a farmácia a qualquer momento. Caso precise de ajuda, entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente.
Sim, para usufruir de todas as vantagens e beneficios do programa Saúda deverá selecionar uma farmácia parceira.
Em algumas situações, as opções de entrega podem variar conforme a farmácia selecionada. No caso da encomenda conter Medicamentos a mesma só poderá ser entregue no concelho da Farmácia ou nos seus concelhos limítrofes.
2. Sobre Produtos e Medicamentos
Sim. Uma vez que se trata de informação de saúde, a utilização da funcionalidade Receitas Médicas e a efetivação da compra de Produtos do Catálogo obrigam ao registo.
Claro que sim, neste caso agradecemos o seu contacto para o número 1400, para a sua Farmácia preferencial ou para sua comodidade, preencha o formulário de pesquisa de medicamentos.
3. Receitas e Prescrição Médica
Sim, com a funcionalidade de Receitas Médicas pode guardar todas as suas receitas para consultar sempre que quiser, e pedir a dispensa dos seus medicamentos para entregar em casa ou para levantar na sua Farmácia.
Em primeiro lugar deverá criar conta ou fazer login e de seguida deverá aceder à funcionalidade “Receitas Médicas”. Após aceder a esta, caso não tenha escolhido a Farmácia, irá aparecer uma pop up para que faça a seleção da Farmácia.
Posteriormente deverá clicar no botão “Adicionar Receita”, escolhendo de seguida como quer introduzir a mesma: Cópia do SMS ou Inserindo os códigos da Guida de Tratamento. Por fim deverá carregar no botão “Validar Receita” e adicionar os produtos que pretende ao carrinho.
4. Entrega e Envio
Sim. Uma vez que se trata de informação de saúde, a utilização da funcionalidade Receitas Médicas e a efetivação da encomenda obrigam ao registo.
Sim, a segurança da informação e proteção dos dados é uma das nossas prioridades. Desta forma, trabalhamos todos os dias para que o nosso processo de transações seja sempre seguro e para que as suas informações pessoais sejam mantidas em segurança.
Durante o processo de compra é lhe questionada qual a sua farmácia e a morada onde deseja receber, e aqui poderá optar por receber em sua casa ou levantamento na Farmácia.
No caso da encomenda conter Medicamentos a mesma só poderá ser entregue no concelho da Farmácia ou nos seus concelhos limítrofes.
Consoante o tipo de encomenda poderá ter duas tipologias de pagamento.
PAGAMENTO ONLINE - Temos várias formas de pagamento, para que possa escolher aquela que lhe for mais conveniente.
- Referência Multibanco - Poderá pagar com toda a comodidade usando a rede Multibanco ou o seu Homebanking. No final do processo de encomenda será enviado um email com os dados de pagamento (Entidade, Referência e Valor). A referência multibanco tem uma validade de 72 horas.
- Cartão de VISA® ou MASTERCARD® - Poderá pagar com toda a comodidade por cartão de crédito VISA® ou MASTERCARD®. Ao escolher esta opção será encaminhado para a Plataforma PAGUE JÁ da Finanfarma, onde terá de inserir os dados do cartão e algumas informações adicionais.
- MBWAY - Poderá pagar com toda a comodidade usando o MBWAY. No processo de encomenda surge no ecrã o campo para colocar o número de telemóvel associado à sua conta Mbway. Depois tem 5 minutos para confirmar o pagamento da encomenda no seu telefone.
PAGAMENTO NA FARMÁCIA - Caso a sua encomenda tenha uma Receita Médica o pagamento será pós-pago, e será comunicado após validação prévia pela Farmácia, dado tratar-se de uma mera reserva. Após submissão da encomenda na plataforma será contactado pela Farmácia de forma a obter o aconselhamento necessário e a informação relativa ao valor final da encomenda.
O prazo previsto para a expedição de encomendas é de 2 dias úteis em Portugal Continental e 5 a 15 dias úteis nas ilhas (Madeira e Açores).
Nota: Este período poderá variar em função dos procedimentos e disponibilidade da farmácia selecionada.
As entregas na morada que indicar dependem da Farmácia selecionada, na medida em que é um valor estabelecido individualmente por cada uma.
Se optar por recolher na Farmácia, o custo será gratuito.
A fatura é enviada juntamente com a encomenda.
Se, por qualquer razão, não estiver satisfeito com os produtos adquiridos na Farmácia selecionada através da Funcionalidade de Loja Online da Plataforma Digital das Farmácias Portuguesas, dispõe de 14 dias a contar da data em que recebeu os produtos para resolver o contrato com a Farmácia, sem necessidade de indicar o motivo da sua insatisfação e sem incorrer em custos adicionais para além dos referidos na cláusula 9.9, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (direito de livre resolução e arrependimento). Sem prejuízo do direito de livre resolução e arrependimento, pode ser responsabilizado pela depreciação do bem, se a manipulação efetuada para inspecionar a natureza, as características e o funcionamento desse bem exceder a manipulação que habitualmente é admitida em estabelecimento comercial. O direito de livre resolução e arrependimento referido nos números anteriores não se aplica, porém, aos bens e/ou serviços que se enquadrem na previsão do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, designadamente, o fornecimento de bens manifestamente personalizados, bens que sejam suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora de prazo, ou bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega, como, por exemplo, medicamentos, suplementos alimentares e alimentos para bebés, produtos com condições de temperaturas controladas, produtos ortopédicos, artigos de roupa interior, etc.
Nos casos aplicáveis, para o exercício do direito de livre resolução e arrependimento, deverá contactar diretamente a Farmácia através dos contactos disponíveis na Funcionalidade de Ficha de Farmácia e Localizador da Plataforma, declarando que pretende resolver o Contrato (“declaração de resolução”) que celebrou com a Farmácia e devolver os produtos comprados. Poderá, em alternativa, preencher o formulário de livre resolução disponibilizado pela Farmácia.
O reembolso dos montantes pagos, incluindo os custos de entrega no local de entrega original, será feito através da mesma modalidade de pagamento que tiver sido utilizada na encomenda realizada na Funcionalidade de Loja Online da Plataforma Digital das Farmácias Portuguesas. No caso de pagamento por referência multibanco, a devolução será efetuada por transferência bancária para o IBAN indicado. Caso tenha usufruído de um vale ou pontos Saúda, ser-lhe-á devolvido, primeiramente, o vale ou os pontos, e, subsequentemente, o restante valor pago. O reembolso referido no número anterior será efetuado no prazo máximo de 14 dias a contar da data em que comunicou a declaração de resolução, sem prejuízo do direito de retenção do reembolso que assiste à farmácia (o qual em caso algum será aplicável quando seja a farmácia a recolher ela própria os bens) enquanto os bens não forem recebidos ou enquanto o Utente/Consumidor não apresentar prova da devolução dos bens. O custo da devolução será da sua responsabilidade.
O reembolso dos montantes pagos, incluindo os custos de entrega no local de entrega original, será feito através da mesma modalidade de pagamento que tiver sido utilizada na encomenda realizada na Funcionalidade de Loja Online da Plataforma Digital das Farmácias Portuguesas.
No caso de pagamento por referência multibanco, a devolução será efetuada por transferência bancária para o IBAN indicado. Caso tenha usufruído de um vale ou pontos Saúda, ser-lhe-á devolvido, primeiramente, o vale ou os pontos, e, subsequentemente, o restante valor pago. O reembolso referido no número anterior será efetuado no prazo máximo de 14 dias a contar da data em que comunicou a declaração de resolução, sem prejuízo do direito de retenção do reembolso que assiste à farmácia (o qual em caso algum será aplicável quando seja a farmácia a recolher ela própria os bens) enquanto os bens não forem recebidos ou enquanto o Utente/Consumidor não apresentar prova da devolução dos bens. O custo da devolução será da sua responsabilidade.