Alimentação Saudável
  • A dieta e a Doença de Alzheimer
    Um estilo de vida saudável traz consigo inúmeros benefícios, nomeadamente no que diz respeito à gestão e controlo de algumas doenças crónicas, como por exemplo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças osteoarticulares e perturbações da saúde mental.
  • Vitaminas C, D, E e A – Considerações gerais
    As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias, em pequenas quantidades, em processos metabólicos fundamentais para o normal funcionamento do organismo. Em condições normais, o seu aporte faz-se através da ingestão de alimentos.
  • Principais nutrientes a ter em conta na dieta vegetariana
  • Dieta vegetariana: um benefício ou um risco?
    O termo “dieta vegetariana” é geralmente atribuído a hábitos alimentares que utilizam principalmente produtos de origem vegetal. Exclui sempre a carne e o peixe, mas pode incluir ovos ou laticínios, sendo este um dos principais fatores de diferenciação dos vários tipos de dieta vegetariana.
  • Suplementos alimentares desportivos: o que são e para que servem?
    Cada vez mais os praticantes de desporto, desde os aspirantes aos profissionais, sabem que há múltiplos fatores que determinam o êxito do seu esforço e que vão para além das horas que passam a treinar ou do tipo de treino que realizam.
  • Suplementos alimentares antioxidantes
    É comum ouvirmos que os antioxidantes são substâncias fundamentais para a nossa saúde, uma vez que combatem os radicais livres, causadores de várias doenças e inflamações, como é o caso, da doença de Alzheimer, do envelhecimento precoce, do cancro e dos problemas do coração.
  • Metabolismo: lento ou acelerado?
    Porque é que algumas pessoas comem muito e não engordam? Por outro lado, porque é que outras têm “tendência” para engordar mesmo tendo uma alimentação equilibrada? Estará tudo relacionado com o metabolismo?
  • Dieta Mediterrânica: uma mão cheia de benefícios
    Não é segredo que a comida portuguesa é apreciada por muitos e é frequente ao almoço a conversa ser “então o que vamos jantar?”. No entanto, talvez não conheça a 100% os benefícios que a dieta mediterrânea pode trazer.
  • Superalimentos – o que são?
    “Superalimento” é de certeza um termo que já ouviu inúmeras vezes. Este é um termo não oficial e algo controverso, gerando opiniões divergentes na comunidade científica. Não são milagres em pequena quantidade, é preciso que fique bem claro! E não são substitutos de um estilo de vida saudável. São um conjunto de alimentos que contém um alto teor em fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com elevadas vantagens para a saúde.