Alimentos
  • Vitaminas C, D, E e A – Considerações gerais
    As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias, em pequenas quantidades, em processos metabólicos fundamentais para o normal funcionamento do organismo. Em condições normais, o seu aporte faz-se através da ingestão de alimentos.
  • O que é o Zinco e onde se encontra?
    O zinco é um nutriente mineral encontrado em todo o corpo, que tem um papel importante no sistema imunitário e na função metabólica. É igualmente importante para manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, para a visão, e para o crescimento. É também necessário no processo de cicatrização de feridas e intervém também nas sensações de paladar e olfato.
  • Alimentação: à descoberta dos Ácidos Gordos Essenciais
    A gordura alimentar, quando ingerida em proporções adequadas, apresenta diversos benefícios para a saúde que dependem, não só, da quantidade ingerida, mas também do tipo de gordura que é consumida.
  • Dieta vegetariana: um benefício ou um risco?
    O termo “dieta vegetariana” é geralmente atribuído a hábitos alimentares que utilizam principalmente produtos de origem vegetal. Exclui sempre a carne e o peixe, mas pode incluir ovos ou laticínios, sendo este um dos principais fatores de diferenciação dos vários tipos de dieta vegetariana.
  • Glúten? O que é? E porque é que 1 a 3% dos Portugueses são intolerantes?
    De certeza que já ouviu alguém referir que é intolerante ao glúten. No entanto sabe o que significa isso? Sabe o que é o glúten?
  • Dieta Mediterrânica: uma mão cheia de benefícios
    Não é segredo que a comida portuguesa é apreciada por muitos e é frequente ao almoço a conversa ser “então o que vamos jantar?”. No entanto, talvez não conheça a 100% os benefícios que a dieta mediterrânea pode trazer.
  • Superalimentos – o que são?
    “Superalimento” é de certeza um termo que já ouviu inúmeras vezes. Este é um termo não oficial e algo controverso, gerando opiniões divergentes na comunidade científica. Não são milagres em pequena quantidade, é preciso que fique bem claro! E não são substitutos de um estilo de vida saudável. São um conjunto de alimentos que contém um alto teor em fitonutrientes (nutrientes de origem vegetal) com elevadas vantagens para a saúde.
  • Água, fonte de hidratação e bem estar
    A ingestão diária e regular do mais precioso dos líquidos dá mais vida ao organismo.
  • Alimentação: Deliciosamente saudável
    Equilibrada e variada: é assim que se pode definir uma alimentação saudável! Temos 5 dicas para si: