Bebé e Mamã
  • Pele de bebé – uma proteção muito imatura
    A pele de um bebé, quando nasce, é imatura e não está logo preparada para lidar com o mundo exterior, exigindo cuidados específicos.
  • Grávida e com gripe? O que fazer?
    Durante a gravidez o corpo da mulher sofre alterações importantes próprias desse período, nomeadamente no sistema imunológico, cardiovascular e respiratório. Estas alterações fazem com que as mulheres grávidas possam estar mais suscetíveis à infeção provocada pelo vírus Influenza, vulgarmente chamada gripe sazonal.
  • A crosta láctea: tudo o que deve saber!
    Nota que o seu bebé apresenta pequenas crostas oleosas, brancas ou amareladas, aderentes ao couro cabeludo? Não se assuste, a crosta láctea nada tem a ver com a falta de higiene do bebé!
  • Depois do nascimento de um bebé
    Nas semanas após o parto, é necessário lidar com uma nova realidade, mas tudo é uma questão e paciência.
  • Preparar o peito para a amamentação
    Durante a gravidez, o corpo da futura mãe vai-se preparando naturalmente para a amamentação – os ductos mamários desenvolvem-se e os seios crescem. Contudo, é importante que a grávida, principalmente no último trimestre, também adote alguns comportamentos de modo a preparar melhor o seu peito para esta nova fase:
  • Como se produz o leite materno?
    Apesar da amamentação parecer ser um processo tão natural e visivelmente simples, apresenta alguma complexidade, dentro do corpo da mãe.
  • Os essenciais de farmácia para uma amamentação tranquila
    A amamentação é, não só essencial para o crescimento e segurança do bebé, mas também um momento importante de ligação entre a mãe e o novo membro da família. É uma altura única em que mãe e bebé começam a conhecer-se e, por vezes, pode mesmo parecer que o bebé se adapta mais rapidamente a esta nova rotina.
  • Problemas comuns na amamentação: Mamilos gretados
    A amamentação é uma técnica que requer aprendizagem e, por vezes, pode ser desconfortável e dolorosa.
  • Problemas comuns na amamentação: Mastite
    A mastite é uma inflamação da mama, que pode evoluir para uma infeção. Ocorre, normalmente, nas primeiras seis semanas após o parto, mas pode também ocorrer em qualquer outra altura do período de amamentação.