Eliminar medicamentos fora de prazo de forma segura é um ato de responsabilidade social e individual.
A saúde constrói-se nas escolhas que fazemos em casa, todos os dias. Dar um destino seguro aos medicamentos fora de prazo ou uso, entregando-os nos contentores da VALORMED, disponíveis em farmácias por todo o país, é uma dessas escolhas com grande impacto.
Por que motivo devemos entregar os medicamentos e as suas embalagens na farmácia?
Os medicamentos fora de uso ou prazo, e as respetivas embalagens, são um tipo de resíduo especial. Quando depositados no lixo comum, ou em ecopontos, constituem um risco silencioso para a Saúde Pública e para o ambiente, que é frequentemente subestimado. Ao serem entregues nas farmácias, são recolhidos e tratados de forma segura e adequada, através da VALORMED, evitando, assim, a contaminação dos solos e das águas.
Em 2025, a VALORMED recolheu, através das farmácias, 1.320 toneladas de resíduos, de um potencial de 8.800 toneladas de medicamentos colocados no mercado. Aumentar este resultado é essencial e depende do contributo de cada um. Por isso, verifique regularmente a sua “farmácia doméstica”, preferencialmente duas vezes por ano, e separe os medicamentos sem uso e/ ou fora do prazo. Guarde-os em local seguro e entregue-os ao seu farmacêutico na próxima ida à farmácia.
*A VALORMED é a entidade responsável pela gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso e de prazo de origem doméstica.
Saiba mais em www.valormed.pt