

É possível que, em dias frios de inverno, tenha sentido as mãos incharem e uma sensação desconfortável de calor!
Embora possa parecer contraditório, é algo que acontece com frequência – são as chamadas frieiras. Esta condição ocorre devido à inflamação dos vasos sanguíneos superficiais da pele, como resposta ao frio (que provoca a contração dos vasos sanguíneos) e à posterior subida brusca da temperatura, como ao entrar num local quente. Nesses momentos, há um aumento repentino do fluxo sanguíneo nas extremidades, sem que os vasos se dilatem adequadamente.
As frieiras afetam geralmente as extremidades do corpo, como dedos das mãos e dos pés, as orelhas e o nariz. Além do inchaço e sensação de calor, podem causar comichão, bolhas e até alterações na cor da pele, que pode adquirir uma tonalidade azulada. São mais comuns em mulheres, especialmente quando existem problemas de circulação ou antecedentes familiares.
As frieiras tendem a desaparecer sozinhas ao fim de umas três semanas e, na maioria dos casos, sem deixar sequelas. No entanto, devido ao desconforto que provocam, o ideal é prevenir o seu aparecimento. Aqui estão algumas medidas simples para evitar frieiras durante o tempo frio:
Se, apesar destas precauções, desenvolver frieiras, siga estas recomendações para aliviar o desconforto:
Partilhar este artigo: