Saltar para o conteúdo principal
Ajuda icon-question-circle
Bem-vindo às Farmácias Portuguesas!
Para lhe podermos prestar o melhor serviço selecione uma farmácia para aceder ao site. 
Carregando...
 

Como prevenir e tratar as frieiras?

Como prevenir e tratar as frieiras?

É possível que, em dias frios de inverno, tenha sentido as mãos incharem e uma sensação desconfortável de calor!

Embora possa parecer contraditório, é algo que acontece com frequência – são as chamadas frieiras. Esta condição ocorre devido à inflamação dos vasos sanguíneos superficiais da pele, como resposta ao frio (que provoca a contração dos vasos sanguíneos) e à posterior subida brusca da temperatura, como ao entrar num local quente. Nesses momentos, há um aumento repentino do fluxo sanguíneo nas extremidades, sem que os vasos se dilatem adequadamente.

As frieiras afetam geralmente as extremidades do corpo, como dedos das mãos e dos pés, as orelhas e o nariz. Além do inchaço e sensação de calor, podem causar comichão, bolhas e até alterações na cor da pele, que pode adquirir uma tonalidade azulada. São mais comuns em mulheres, especialmente quando existem problemas de circulação ou antecedentes familiares.

As frieiras tendem a desaparecer sozinhas ao fim de umas três semanas e, na maioria dos casos, sem deixar sequelas. No entanto, devido ao desconforto que provocam, o ideal é prevenir o seu aparecimento. Aqui estão algumas medidas simples para evitar frieiras durante o tempo frio:

  • Mantenha as mãos, pés e rosto secos e quentes, e hidrate bem a pele.
  • Evite mudanças bruscas de temperatura – aqueça a pele gradualmente se estiver muito fria.
  • Adote um estilo de vida saudável – beba bastante água, siga uma alimentação equilibrada e pratique exercício físico regularmente.
  • Evite fumar e ingerir cafeína, pois ambos podem contrair os vasos sanguíneos e aumentar o risco de frieiras.

Se, apesar destas precauções, desenvolver frieiras, siga estas recomendações para aliviar o desconforto:

  1. Mantenha as áreas afetadas secas e quentes, mas sem utilizar fontes de calor diretas.
  2. Evite a exposição ao frio sempre que possível.
  3. Se sentir comichão, evite coçar. Na sua farmácia, poderá encontrar produtos específicos para aliviar este sintoma. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico.
  4. Se as frieiras persistirem ou agravarem, especialmente se sentir dor intensa ou dificuldade em mover a área afetada, consulte um médico.

Partilhar este artigo:

Mais dicas e conselhos