A maior parte das mulheres, desde que sexualmente ativa, pode engravidar. Saiba tudo sobre a pílula do dia seguinte!
A maior parte das mulheres, desde que sexualmente ativas, pode engravidar. Embora a probabilidade seja maior durante o período fértil (fase de ovulação), a gravidez pode ocorrer em qualquer fase do ciclo menstrual.
A contraceção de emergência (CE) destina-se a evitar uma gravidez quando ocorre uma relação sexual sem proteção ou com falha do método contracetivo habitual, como nos seguintes casos:
A CE atua em diferentes fases do processo reprodutivo para evitar uma gravidez:
O método mais comum e conhecido é a contraceção hormonal oral, vulgarmente chamada de “pílula do dia seguinte”. No entanto, esta designação pode ser enganadora, pois, dependendo do medicamento, a CE pode ser utilizada até:
Se teve uma relação sexual desprotegida e acha que pode estar em risco de engravidar, dirija-se à sua Farmácia Portuguesa. O farmacêutico está disponível para esclarecer dúvidas sobre a contraceção de emergência, ajudar na escolha do método mais adequado e, se necessário, encaminhá-la para uma consulta de planeamento familiar – sempre com total confidencialidade profissional.
Numa vida sexualmente ativa, o preservativo desempenha um papel fundamental. Conheça os métodos contracetivos!
Fazer um teste de gravidez é a forma mais rápida e prática de saber se está grávida. Sabe como funciona este teste e quando deve fazê-lo?
Quer saber se está grávida? Pode fazê-lo na farmácia com o apoio do seu Farmacêutico. Este serviço destina-se a pessoas que pretendam realizar um teste rápido...