Cor da Urina: Significado
Sabia que a cor da urina pode dar-lhe pistas sobre a sua saúde?
Não acredita? Mas é verdade e nós explicamos!
Transparente
Pode estar a beber um pouco de água em excesso: reduza ligeiramente.
Amarelo pálido
Urina normal: ótimo, está hidratado na medida certa!
Amarelo escuro
Urina normal: mas está na altura de começar a beber um pouco mais de água.
Castanha
Pode ser sinal de desidratação ou de doença hepática: beba mais água e, se persistir, consulte o seu médico.
Castanha, quase Preta
A ingestão de grandes quantidades de favas ou aloé pode ter este efeito em algumas pessoas. Se comeu algum destes alimentos não se preocupe. Caso contrário consulte um médico porque pode ser indicativa de intoxicação por cobre.
Rosa ou avermelhada
Se comeu beterraba, amoras ou ruibarbo é perfeitamente normal. Se não for esse o caso, pode ser sinal de sangue na urina, o que pode indicar problemas a nível dos rins, próstata (no caso dos homens) ou infeções. Mas não se assuste já. Pode até nem ser nada. Consulte o seu médico.
Laranja
Pode ser sinal de falta de água ou alguma alteração no fígado ou canais biliares. Existem também alguns medicamentos (rifampicina ou levodopa) que podem ter este efeito. Consulte o médico se este for o aspeto habitual da sua urina, mesmo bebendo mais água e não estando a tomar medicação.
Azul ou Verde
Sim é pouco comum, mas pode acontecer! Existe uma condição genética que pode tornar a urina verde ou azul chamada hipercalcémia benigna familiar. Mas o mais provável é ter comido algo com um corante alimentar. Caso se mantenha consulte o médico.
Com espuma
Normalmente não tem qualquer interferência na saúde, no entanto, caso seja frequente pode ser indicativo de ingestão excessiva de proteína ou de problemas renais. Nesta situação consulte o médico.
Já sabe, não precisa de começar a registar as variações de cor na sua urina mas vá estando atento e assim, de acordo com a variação, saiba quando deve consultar o seu médico.
Caso tenho dúvidas pode também pedir aconselhamento na sua Farmácia, que pode ajudar a identificar os casos em que a consulta médica é necessária.
Aprenda a conhecer o seu corpo para melhor vigiar a sua saúde.
Partilhar este artigo: