Saltar para o conteúdo principal
Ajuda icon-question-circle
Bem-vindo às Farmácias Portuguesas!
Para lhe podermos prestar o melhor serviço selecione uma farmácia para aceder ao site. 
Carregando...
 

Diabetes: tudo o que precisa de saber

Diabetes: tudo o que precisa de saber

A diabetes mellitus, ou simplesmente diabetes, é uma doença crónica caracterizada por níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, conhecida como hiperglicemia.

A glicose é a principal fonte de energia do corpo, que pode ser proveniente dos alimentos ou produzida pelo fígado. A concentração de glicose no sangue é chamada de glicemia, e medida em mg/dL.

Para que as células consigam usar a glicose e produzir energia, o pâncreas produz a insulina (hormona essencial à vida humana), cuja função é promover a passagem da glicose da corrente sanguínea para as células. Sem insulina, o organismo não consegue usar o açúcar ingerido ou produzido, resultando num aumento dos níveis de glicose no sangue, ou seja, em hiperglicemia.

Existem diferentes tipos de diabetes:

- Diabetes tipo 1: Ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou de todo.

- Diabetes tipo 2: Embora o corpo produza insulina, não a utiliza de forma eficiente.

- Diabetes gestacional: Aparece durante a gravidez e geralmente desaparece após o parto, sendo mais comum em grávidas com antecedentes familiares e de idade mais avançada.

- Diabetes secundária: Resulta de outras condições de saúde que reduzem a produção de insulina ou interferem no seu efeito.

A diabetes tipo 2 é a mais prevalente (cerca de 90% dos casos), afetando maioritariamente pessoas adultas e idosas, com estilos e hábitos de vida pouco saudáveis. Apesar do contributo da hereditariedade, a prevenção é possível nos caso de diabetes tipo 2 e diabetes gestacional, sendo essencial adotar um estilo de vida saudável, que inclua uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico.

Saiba como pode prevenir o aparecimendo da diabetes

 - Ter uma alimentação rica e equilibrada: com cereais integrais, vegetais, frutas, peixe e carnes brancas. Uma dieta rica em legumes ajuda a manter a glicose em níveis adequados;

 - Evitar alimentos processados: geralmente ricos em sal, gorduras saturadas e açúcares;

 - Evitar bebidas açucaradas e alcoólicas;

 - Controlar o peso e manter o Índice de Massa Corporal (IMC) em valores recomendados saudável;

 - Monitorizar a glicemia, especialmente se tiver fatores de risco;

 - Não fumar, já que o tabaco é um fator de risco para a diabetes tipo 2 e outras doenças (ex.: doenças cardiovasculares).

Apesar de ser uma condição crónica e para a qual ainda não se conhece uma cura definitiva, as pessoas que vivem com diabetes pode controlar os seus níveis de açúcar no sangue com um estilo de vida, alimentação e medicação adequados.

O principal objetivo do tratamento é manter a glicemia dentro dos valores-alvo, e assim prevenir as complicações.

O farmacêutico tem um papel fundamental na prevenção, gestão e apoio no tratamento da diabetes. A farmácia é um local de confiança, onde o utente pode obter orientação sobre a utilização correta dos medicamentos, como adotar um estilo de vida saudável, e receber educação sobre autovigilância. Além disso, pode medir a glicemia e controlar o peso com a ajuda do farmacêutico.

Para mais esclarecimentos sobre a diabetes e a sua gestão no dia-a-dia, visite uma Farmácia Portuguesa perto de si.

Partilhar este artigo:

Mais dicas e conselhos