Excesso de peso: Gato Obeso

76% dos gatos estão acima do peso ideal. De facto, o excesso de peso, que se traduz por um peso corporal superior a 15% do ideal, é uma realidade cada vez mais observada nas clínicas e hospitais veterinários, um pouco por todo o mundo.
O excesso de peso nos animais é frequentemente originado pela ingestão excessiva de calorias, associada à reduzida prática de atividade física. Para isto parecem contribuir, por um lado, dietas pouco adequadas, por outro a falta de tempo dos donos para manter o seu animal ativo.
A obesidade pode aumentar o risco de aparecimento de algumas doenças nos gatos, tais como a Diabetes Mellitus, diminuindo a sua esperança média de vida.
Como saber se o seu gato tem um peso adequado?
A melhor forma de esclarecer esta e outras questões é o diálogo com o médico veterinário. Como complemento, em casa, pode vigiar o Índice de Condição Corporal (ICC) do seu animal, nomeadamente através do sistema de classificação abaixo representado. Esta é uma escala de 1 a 9, por ordem crescente de gordura corporal, que se baseia na observação e palpação de zonas específicas do corpo do animal. Considera-se que um gato classificado como 4 ou 5, segundo esta escala, tem um peso ideal.

Índice de Condição Corporal em gatos (adaptado de WSAVA Global Nutrition Committee, 2013)
Partilhar este artigo: