"A pressão arterial elevada (hipertensão) ocorre quando as artérias são submetidas a uma pressão excessiva, obrigando o coração a fazer um esforço adicional para bombear o sangue para todos os tecidos do corpo.
Quando a hipertensão não é devidamente controlada, o risco de desenvolver problemas cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte agudo do miocárdio (ataque cardíaco), aumenta significativamente. Por isso, é fundamental manter a pressão arterial dentro dos valores recomendados, através da adoção de um estilo de vida saudável e, quando necessário, com recurso a medicação.
Para ajudar a controlar a sua pressão arterial, deve adotar hábitos saudáveis, tais como:
Reduzir o consumo de sal: Evite adicionar sal aos alimentos e opte por alternativas mais saudáveis, como ervas aromáticas. Limite o consumo de alimentos processados que são naturalmente salgados ou têm sal adicionado, como enchidos, enlatados, refeições pré-preparadas, aperitivos e até algumas águas com gás.
Moderar o consumo de álcool: O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode aumentar a pressão arterial e interferir com a eficácia dos medicamentos anti-hipertensores, além de poder intensificar os seus efeitos secundários.
Se tem hipertensão, é muito importante que consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer outro medicamento ou suplemento alimentar, uma vez que estes podem influenciar os valores da sua pressão arterial. Alguns exemplos incluem:
Medicamentos para a dor: Certos medicamentos, como o ibuprofeno (um anti-inflamatório), podem causar retenção de líquidos no corpo, levando ao aumento da pressão arterial.
Contracetivos hormonais: Devido à presença de hormonas, podem promover o estreitamento dos vasos sanguíneos, o que pode resultar num aumento da pressão arterial.
Descongestionantes nasais: Medicamentos que contêm substâncias como a pseudoefedrina ou a fenilefrina atuam através da constrição dos vasos sanguíneos para reduzir o fluxo sanguíneo na mucosa nasal, aliviando a sensação de nariz entupido. No entanto, se o seu efeito não for apenas local, podem aumentar a pressão arterial.
Suplementos à base de plantas: Certos suplementos, como a ginkgo biloba ou o hipericão, podem contribuir para o aumento da pressão arterial ou interagir com os medicamentos anti-hipertensores.
Outros medicamentos: Alguns antidepressivos, imunossupressores e estimulantes, como o metilfenidato, podem também elevar os níveis de pressão arterial.
Se tiver dúvidas sobre os medicamentos ou suplementos que está a tomar, fale com o seu farmacêutico para receber o aconselhamento adequado à gestão da sua pressão arterial.
Produtos Recomendados
Omron M3 Comfort Esfigmomanómetro automático de braço HEM-7155E, Caixa 1Unidade(s)
Avaliação da Pressão Arterial e Frequência Cardíaca
Tem medido a sua pressão arterial? Sabe que controlar a pressão arterial é essencial para prevenir problemas graves, como enfarte ou AVC? A medição regular da...