

Quantas vezes ouviu: "Estás todo entupido, confia em mim e vai à farmácia buscar água do mar”?
É uma das soluções mais eficazes para o incómodo nariz entupido, mas sabe quando escolher água do mar isotónica ou hipertónica? As águas do mar são diferentes, e essa diferença centra-se na concentração de sais.
Mas em bom português o que significa isto?
A água do mar, para utilização nasal, reduz a espessura do muco, humidificando a mucosa nasal e mantendo por isso as secreções mais fluidas. Ajuda a remover partículas e microorganismos que podem causar inflamação, irritação e até infeções.
Quando procura uma água nasal é frequente deparar-se com águas isotónicas e hipertónicas. Sabe qual a diferença entre elas?
Uma água nasal isotónica, por ter a mesma concentração de sais que a mucosa do nariz, não tem uma ação descongestionante tão eficaz como as águas do mar hipertónicas. Deve, por isso, ser utilizada para lavagem nasal frequente, como forma de prevenção, por exemplo no caso de pessoas que têm rinite alérgica.
Uma água nasal hipertónica, por outro lado, por ter uma concentração de sal superior aos tecidos do nariz. Atua como descongestionante, ao ser capaz de “remover” o excesso de água da mucosa nasal por um processo chamado osmose. Desta forma, reduz a inflamação e torna o muco mais fluido. Este tipo de água do mar, mais concentrada, é indicada para situações de nariz entupido, muito recorrentes em episódios de sinusite ou rinite por exemplo. É também uma boa alternativa para grávidas com rinite alérgica, evitando deste modo o uso de medicamentos.
Assim da próxima vez que precisar de escolher já sabe:
Água Isotónica
Água Hipertónica
Peça sempre conselho ao seu farmacêutico, pois este poderá sempre ajudar a escolher a melhor solução para si. Pode também consultar aqui a oferta de produtos de água de mar.
Partilhar este artigo: