Medicamentos Homeopáticos

Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de substâncias naturais, provenientes dos três reinos: vegetal, animal e mineral ou químico, utilizando quantidades mínimas de substâncias ativas (obtidas através de diluições e dinamizações sucessivas). Estas substâncias, identificadas pelos seus nomes em latim, dão nome ao medicamento homeopático para que a sua designação seja universal.

O processo de diluição faz com que a substância ativa perca gradualmente a sua toxicidade, mantendo, no entanto, o efeito terapêutico específico. Os medicamentos homeopáticos podem apresentar-se sob a forma de grânulos (mais frequente), xaropes, comprimidos, pomadas ou colírios.

 

Como ler o rótulo de um medicamento homeopático?

A “CEPA” refere-se à matéria-prima utilizada na base do medicamento homeopático, um nome expresso em latim para permitir uma identificação universal de forma fácil e precisa. Esta informação encontra-se normalmente no rótulo destes medicamentos juntamente com a designação CH, D ou X e LM ou L. Cada uma delas designa a escala de diluição do medicamento:

  • CH (Diluição Centesimal Hahnemanniana, mais comum);
  • D ou X (Diluição Decimal Hahnemanniana);
  • LM ou L (Diluição Cinquenta Milesimal).

Assim, um medicamento chamado Chamomilla vulgaris 15CH é um medicamento homeopático de camomila (Chamomilla vulgar em latim), que sofreu 15 diluições sucessivas segundo a escala de diluição centesimal de Hahnemann.

As diluições mais baixas (5CH) são usadas para situações agudas, como uma picada de inseto;

As diluições intermédias (7CH ou 9CH) são usadas em situações como cãibras ou dores articulares;

As diluições mais altas (15CH ou 30CH) são usadas para sintomas nervosos, como o stresse e a ansiedade e em doenças crónicas.

 

Como tomar?

Os glóbulos, grânulos e os comprimidos devem ser passados do frasco para a tampa e desta diretamente para a boca, onde se dissolvem. Já as gotas devem ser tomadas puras ou com uma pequena quantidade de água. Recomenda-se que, sempre que possível, não ingira alimentos com gosto ou cheiro fortes por um intervalo de 15 a 30 minutos, antes e após cada dose do medicamento. Igualmente o café, mentol e o tabaco influenciam a eficácia destes medicamentos.

A dose, a quantidade e o intervalo entre as doses do medicamento é independente da idade, sexo ou peso da pessoa. A definição destes parâmetros é da competência médica.

Se gostaria de saber mais sobre estes medicamentos, informe-se numa Farmácia Portuguesa.