A palavra “urticária” costuma ser bem conhecida de quem tem alergias alimentares. Saiba mais sobre urticária aqui!
A palavra “urticária” é muitas vezes familiar para quem tem alergias alimentares, pois trata-se de uma reação alérgica que se manifesta principalmente na pele. Frequentemente, surge após a ingestão de alimentos como marisco ou frutos secos.
A urticária é bastante comum, afetando cerca de 15 a 25% da população em algum momento da vida. Pessoas com histórico familiar de urticária, que já tenham tido outras reações alérgicas ou com um sistema imunitário fragilizado apresentam maior risco de desenvolver esta reação. A urticária é caracterizada, geralmente, por:
- Pápulas: pequenas elevações avermelhadas na pele, por vezes com um centro esbranquiçado, que surgem subitamente e desaparecem sozinhas em poucas horas, sem deixar marcas;
- Prurido: comichão intensa.
Causas da urticária
Embora a alergia alimentar seja uma das causas mais conhecidas, a urticária pode ter outras origens e é classificada consoante o agente desencadeante:
- Urticária de contacto: ocorre após o contacto direto com plantas ou alimentos;
- Urticária física: surge devido à exposição a fatores físicos, como fricção ou luz solar;
- Urticária colinérgica: manifesta-se geralmente após um aumento rápido da temperatura corporal, como durante o exercício físico ou após um banho muito quente.
Cuidados e alívio dos sintomas
Na maioria dos casos, a urticária não é grave e pode ser controlada evitando o agente desencadeante. Caso necessário, existem soluções na farmácia que ajudam a aliviar o prurido e outros desconfortos associados, como óleos de banho, cremes e bálsamos hidratantes com efeito calmante.
Para adultos, estes cuidados costumam ser suficientes, mas, em crianças, a vontade de coçar pode ser mais difícil de controlar. Nessas situações, experimente as seguintes medidas para aliviar o desconforto:
- Evite vesti-los com demasiada roupa, preferindo roupas leves e confortáveis;
- Dê-lhes um banho com água morna para acalmar a pele irritada.
Quando procurar um médico?
É importante procurar ajuda médica se a urticária:
- Se espalhar por todo o corpo;
- Atingir camadas mais profundas da pele, provocando edema significativo;
- Estiver acompanhada de dor, febre, dificuldade em respirar ou engolir.
Se tiver dúvidas sobre o que pode estar a causar a urticária ou precisar de produtos para aliviar os sintomas, dirija-se a uma Farmácia Portuguesa perto de si. Os farmacêuticos estão disponíveis para aconselhá-lo e, se necessário, reencaminhá-lo para um profissional de saúde especializado.
Estima-se que, pelo menos, 1 em cada 20 crianças tenha uma alergia alimentar. Saiba mais sobre alergia alimentar!
É o maior órgão do corpo humano e requer cuidados muito especiais para se manter saudável. Falamos da pele e da sua necessidade de hidratação.
Um dia mais quente ou a prática de atividade física são o suficiente para deixar a pele do rosto vermelha. Saiba tudo!
É quase sempre durante o primeiro ano de vida que a dermatite atópica se declara. Na maioria dos casos, no doente ou nos familiares, para além das manifestações na pele associam-se, ao longo da vida, asma e/ou rinite alérgica. A tendência para este tipo de doenças chama-se atopia.