Saltar para o conteúdo principal
Ajuda icon-question-circle
Bem-vindo às Farmácias Portuguesas!
Para te podermos prestar o melhor serviço seleciona uma farmácia para aceder ao site. 
Carregando...
 

Saúde da próstata

Sabe o que é a próstata, as suas funções e como prevenir doenças como a hiperplasia benigna e o cancro da próstata. Entende a importância do diagnóstico precoce, dos exames de rastreio e dos hábitos saudáveis para manter a saúde masculina em dia.

médico com homem mais velho, preocupados e pensativos mas sorridentes com esperança

Saiba como prevenir complicações e garantir um diagnóstico precoce.

O que é a próstata e qual a sua função?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, com o formato e tamanho aproximado de uma castanha, localizada por baixo da bexiga e à frente do reto (porção final do intestino). Apesar do seu tamanho reduzido, desempenha uma função essencial na fertilidade masculina: produzir parte do líquido que compõe o sémen, meio através do qual são transportados os espermatozoides.

O que acontece quando a próstata aumenta de tamanho?

Com o avançar da idade, é comum a próstata crescer, resultando numa condição chamada hiperplasia benigna da próstata (HBP). Apesar de ser um crescimento benigno, pode causar sintomas com impacto na qualidade de vida do homem, como dificuldade em iniciar a micção, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar (especialmente durante a noite) e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Embora não represente uma ameaça direta à vida, a HBP pode impactar significativamente o dia a dia do homem, interferindo no sonobem-estar diário e, até, na própria vida social.

O crescimento benigno da próstata pode evoluir para cancro?

Não. A hiperplasia benigna da próstata é uma condição benigna e não aumenta diretamente o risco de cancro da próstata, pelo que ambas as situações devem ser vistas e interpretadas como condições distintas.

A idade é o principal fator de risco para desenvolver cancro da próstata

Quais são os principais fatores de risco para o cancro da próstata?

O cancro da próstata é uma das doenças oncológicas mais comuns no homem. A idade é o fator de risco mais relevante, uma vez que o risco aumenta progressivamente com o envelhecimento. Outros fatores de risco incluem a história familiar, considerando que possuir um familiar direto (pai, filho, irmão) com cancro da próstata aumenta este risco, e a etnia, já que os estudos demonstram que homens afrodescendentes apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença.

Qual é a importância da deteção precoce?

Os exames de deteção precoce são fundamentais para diagnosticar o cancro da próstata numa fase inicial, quando ainda não existem sintomas, e as hipóteses de tratamento e cura são mais elevadas. Normalmente, incluem o doseamento do PSA (antigénio específico da próstata) através de uma análise ao sangue e, quando indicado, o exame do toque retal, que permite avaliar o tamanho, a forma e a consistência da próstata. 

Quando há alterações suspeitas de cancro da próstata, podem ser pedidos exames adicionais, tais como a ressonância magnética ou a biópsia, para confirmar o diagnóstico.

A prevenção é possível?

Embora não exista uma forma garantida de prevenir o cancro da próstata, a adoção de hábitos de vida saudável, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício físico, evitar o tabaco e moderar o consumo de álcool, ajudam a reduzir o risco e melhoram a tolerância do organismo a eventuais tratamentos.

Quando devo consultar o médico?

Todos os homens a partir dos 50 anos – ou a partir dos 45, se houver antecedentes familiares – devem falar com o seu médico sobre os exames de rastreio e esclarecer quaisquer dúvidas sobre sintomas ou prevenção.
Cuidar da saúde da próstata é essencial para a qualidade de vida masculina. A informação, vigilância médica e adoção de estilos de vida saudável são os melhores aliados para prevenir complicações, e garantir diagnósticos precoces e eficazes.