Cuidados básicos
  • Protetor mineral vs. Protetor químico: quais as diferenças?
    Quando escolhe um protetor solar deve ter em conta vários aspetos, estando a sua farmácia sempre disponível para o ajudar na escolha mais adequada ao seu caso. Por exemplo, além do Fator de Proteção Solar - FPS (SPF, na sigla inglesa), é essencial ter em conta o tipo e as características da sua pele. Outro aspeto que pode gerar confusão é saber se o protetor é de caracter físico/mineral ou químico. Fique a conhecer as diferenças…
  • SOS Escaldão e Cuidado Pós-solar
    A pele é a primeira barreira do nosso corpo contra agressões externas e cuidar dela deve ser transversal ao ano inteiro. No entanto, em muitos casos, é quando chega o verão que a atenção para com a pele aumenta, nomeadamente no que diz respeito aos cuidados pós-solar e aos escaldões.
  • Ostomia na sua Farmácia
    Estima-se que, em Portugal, existam cerca de 20 mil pessoas com uma ostomia. Mas o que é uma ostomia?
  • Vitaminas C, D, E e A – Considerações gerais
    As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias, em pequenas quantidades, em processos metabólicos fundamentais para o normal funcionamento do organismo. Em condições normais, o seu aporte faz-se através da ingestão de alimentos.
  • Porque é que ressono?
    Quantas vezes já acordou, ou foi acordado pela sua cara metade, devido ao conhecido “ressonar”?
  • O que é a hipertensão de bata branca?
    Os valores da pressão arterial, vulgarmente chamada de “tensão arterial”, podem, em alguns casos, ser mais elevados quando medidos no consultório ou na farmácia devido à ansiedade desencadeada pela presença do profissional de saúde que vai fazer a medição, e que, habitualmente, usa bata branca, daí o nome: Hipertensão de bata branca.
  • Dores de crescimento
    Em 1823, um médico francês apercebeu-se que um elevado número de crianças apresentava um aumento da frequência de dor nos membros inferiores (pernas e coxas) em determinadas idades e aplicou o termo “dores de crescimento” para as descrever, já que acreditava que estas eram causadas pelo rápido crescimento das crianças.
  • Andropausa – Como “fintar” os sintomas?
    A andropausa define o período da vida de um homem no qual se verifica uma diminuição da hormona testosterona. Esta variação hormonal pode ter impacto no bem-estar e dia a dia do homem.
  • Andropausa, a “Menopausa Masculina” – O que é e como se manifesta?
    A andropausa corresponde ao período da vida do homem equivalente à conhecida menopausa nas mulheres. É verdade, afinal esta mudança hormonal toca a todos!