DPOC
  • O essencial sobre os nebulizadores
    Os nebulizadores são dispositivos que produzem um aerossol, ou seja, um gás que contém uma suspensão de matérias sólidas ou líquidas, sob a forma de partículas muito finas.
  • Como funcionam os pulmões?
    Para compreender a forma como algumas doenças, como a asma ou DPOC, se instalam e como as suas manifestações ocorrem, importa conhecer como funcionam os pulmões.
  • Como saber se tenho DPOC?
    A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) é uma doença do aparelho respiratório, em que ocorre uma diminuição do tamanho (calibre) das vias aéreas e uma destruição do tecido pulmonar.
  • DPOC – Crónica, mas controlável
    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica é uma doença crónica que afeta, tipicamente doentes com mais de 40 anos e fumadores. Está associada a uma inflamação progressiva e crónica das vias aéreas que provoca falta de ar, sensação de cansaço, tosse persistente, dor torácica, perda de peso e fadiga.
  • DPOC – Sabia que o Tabaco é o culpado n.º 1?
    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença pulmonar, cuja origem pode ser imputada, na grande maioria das vezes, ao tabaco.
  • DPOC – Tosse sem tréguas
    É, muitas vezes, a tosse persistente que denuncia a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), uma doença crónica (prolongada no tempo), caracterizada por um estreitamento e inflamação das vias respiratórias que causam um défice na função pulmonar.
  • O que é uma câmara expansora?
    As câmaras expansoras são dispositivos de ajuda para a utilização dos inaladores pressurizados, permitindo melhorar a técnica inalatória e a dispersão das partículas do medicamento, ultrapassando as dificuldades de coordenação “mão-pulmão”, frequentes em crianças muito pequenas e em idosos.