Família
  • Porque é que os anti-histamínicos dão sono?
    É frequente na primavera, com o aumento das alergias sazonais, as pessoas afetadas recorrerem a medicamentos para aliviar os sintomas e, e ouvir os seguintes comentários: “Cuidado que isso dá sono”, “É melhor tomares só à noite”, “Este a mim não me causa sonolência nenhuma, mas o que tomei o ano passado deixava-me a dormir”. Mas afinal porque é que alguns anti-histamínicos (medicamentos utilizados, mas não só, para o alívio dos sintomas das alergias) causam sonolência e outros não?
  • O que é a ovulação? Como saber se estou a ovular?
    A ovulação corresponde ao processo de libertação do óvulo (célula sexual feminina) maduro e é um dos pressupostos necessários à fecundação.
  • Dores de crescimento
    Em 1823, um médico francês apercebeu-se que um elevado número de crianças apresentava um aumento da frequência de dor nos membros inferiores (pernas e coxas) em determinadas idades e aplicou o termo “dores de crescimento” para as descrever, já que acreditava que estas eram causadas pelo rápido crescimento das crianças.
  • Rotavírus e Gastroenterite Aguda
    JJá todos, em alguma fase da nossa vida, sofremos com os sintomas de uma gastroenterite aguda (GEA). A GEA, que se caracteriza pela presença de diarreia e vómito, corresponde a uma inflamação generalizada do tubo digestivo e pode afetar pessoas de todas as idades. É mais frequente em crianças, principalmente nos primeiros 2 anos de vida.
  • Azia e indigestão: qual a diferença e o que fazer?
    Alguma vez sentiu uma sensação desconfortável e de enfartamento após as refeições? Dor no estômago, gases e, ocasionalmente, náuseas e vómitos? Normalmente estamos perante um caso de indigestão, uma condição comum que afeta várias pessoas.
  • Ácido Fólico na Gravidez: será a suplementação necessária?
    Um novo membro da família a caminho implica, para a mãe, alguns cuidados extra a ter durante a gravidez. Todos sabemos, ou já ouvimos dizer, que a grávida não pode beber álcool e não deve beber café. E, no meio de variadas indicações desta nova realidade, surge, por norma, a indicação do médico de que a futura mãe deve começar a tomar ácido fólico.
  • Síndrome de Morte Súbita: conselhos do pediatra
    Existem algumas práticas que apontam para uma redução da incidência deste problema
  • Cuidados a ter com o umbigo do recém-nascido
    O nosso pediatra Dr Hugo Rodrigues fala sobre os cuidados a ter com o cordão umbilical: manter seco e limpo é fundamental!
  • Porque é que nem todas as vacinas são injetáveis?
    Por vezes é complicado entender o motivo pelo qual nos devemos vacinar, uma vez que, hoje em dia, a maior parte das pessoas desconhece a gravidade das doenças que, há alguns anos atrás, foram responsáveis por milhões de mortes na infância (e não só). É graças à vacinação que algumas destas doenças estão, atualmente, controladas, eliminadas ou erradicadas.