Família
  • Solares: uma proteção, mil formulações
    Verão é, para muitos portugueses, sinónimo de praia. E para aproveitar uma das coisas que Portugal tem de melhor (afinal quem não adora este maravilhoso sol português?) é essencial saber proteger-se dos malefícios que a radiação solar pode trazer.
  • Gota – Fatores de Risco e Tratamento
    A gota é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro. É mais frequente nas pessoas de meia-idade ou mais velhas, mas as crianças e os adultos jovens também podem ser afetados.
  • Doenças Sexualmente Transmissíveis: Herpes Genital – o que é, como se transmite?
    O termo “herpes” corresponde a uma infeção altamente contagiosa que pode ser desencadeada por dois tipos de vírus: o Herpes simplex do tipo 1 (denominado VHS-1) e o Herpes simplex do tipo 2 (designado VHS-2).
  • É verdade que os antibióticos comprometem a eficácia da pílula?
    Se o médico lhe receitou um antibiótico é essencial que o tome de forma adequada. Para tal, deve fazer o tratamento até ao fim (mesmo se se sentir melhor), nas doses e intervalos que o médico assim determinou. Se toma outros medicamentos, deve ainda estar alerta para alguns cuidados extra, pois os antibióticos podem interagir com certos medicamentos ou suplementos.
  • Dia Mundial do Meio Ambiente: recicle os seus medicamentos!
    Dia 5 de junho de cada ano é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente é, por isso, um bom pretexto para refletirmos sobre o nosso impacto ambiental.
  • Proteção solar nas crianças – 5 Pontos a não esquecer!
    O Sol é indispensável: desempenha um papel considerável sobre o humor e os seus raios participam na síntese de vitamina D, fundamental para o fortalecimento dos ossos e crescimento saudável das crianças e para a sua saúde em geral.
  • Porque é que os anti-histamínicos dão sono?
    É frequente na primavera, com o aumento das alergias sazonais, as pessoas afetadas recorrerem a medicamentos para aliviar os sintomas e, e ouvir os seguintes comentários: “Cuidado que isso dá sono”, “É melhor tomares só à noite”, “Este a mim não me causa sonolência nenhuma, mas o que tomei o ano passado deixava-me a dormir”. Mas afinal porque é que alguns anti-histamínicos (medicamentos utilizados, mas não só, para o alívio dos sintomas das alergias) causam sonolência e outros não?
  • O que é a ovulação? Como saber se estou a ovular?
    A ovulação corresponde ao processo de libertação do óvulo (célula sexual feminina) maduro e é um dos pressupostos necessários à fecundação.
  • Dores de crescimento
    Em 1823, um médico francês apercebeu-se que um elevado número de crianças apresentava um aumento da frequência de dor nos membros inferiores (pernas e coxas) em determinadas idades e aplicou o termo “dores de crescimento” para as descrever, já que acreditava que estas eram causadas pelo rápido crescimento das crianças.