Glossário de Saúde
  • Saúde dos ossos – o que pode ajudar a fortificar os ossos?
    Os ossos são uma parte muito importante do nosso corpo e são responsáveis pelo movimento, por proteger alguns órgãos (por exemplo o crânio protege o cérebro) e por armazenar minerais.
  • O que é a perturbação obsessivo-compulsiva?
    Lavar as mãos várias vezes por dia, ter os objetos rigorosamente alinhados na secretária e verificar repetidamente se as portas e janelas de casa estão fechadas - estes são alguns dos hábitos de quem tem Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC).
  • Burnout – o que é?
    Burnout ou burn-out é um termo inglês que significa “queimar até à exaustão”, sendo utilizado muitas vezes para definir uma síndrome associada a um estado de grande cansaço físico, mental e emocional.
  • O que é o hipertiroidismo?
    O hipertiroidismo é uma doença da tiroide (glândula do corpo que produz, de forma natural, certas hormonas essenciais ao organismo) que resulta da produção excessiva de hormonas.
  • Doença Bipolar –Dois “polos” de humor
    A doença bipolar também conhecida por doença maníaco-depressiva, é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • Sabe o que é o Bruxismo?
    Acorda de manhã com dor nos músculos do maxilar ou com dor de cabeça? O seu parceiro(a) já referiu que o ouvia a ranger os dentes enquanto dorme? O bruxismo é o hábito de apertar ou ranger (fricção) os dentes, de forma inconsciente, que acontece, principalmente, durante a noite. A maioria das pessoas desconhece que tem este hábito, mas afeta cerca de 100 mil portugueses!
  • O que é a intolerância à lactose e como se deteta?
    Cólicas, barriga distendida (inchada), flatulência (gases) e diarreia são alguns dos sintomas de intolerância à lactose. Costumam ter início nas primeiras horas após o consumo de alimentos com lactose, como o leite e alguns dos seus derivados (certos queijo e iogurtes, por exemplo).
  • Sabe o que é a colite ulcerosa?
    A colite ulcerosa é uma doença crónica (prolongada no tempo) que afeta cerca de 15000 portugueses.
  • O meu filho ainda faz chichi na cama! O que é que eu faço?
    Fazer chichi na cama é uma situação comum e pode ser considerada normal até aos 5 anos de idade. Ainda assim, cerca de 10% das crianças, entre os 5 e os 7 anos, continuam a fazer chichi na cama, e o problema pode mesmo persistir até à adolescência ou idade adulta.