A dieta e a Doença de Alzheimer
Um estilo de vida saudável traz consigo inúmeros benefícios, nomeadamente no que diz respeito à gestão e controlo de algumas doenças crónicas, como por exemplo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças osteoarticulares e perturbações da saúde mental.

 

Tal como acontece com muitas doenças crónicas, também a prevalência da Doença de Alzheimer, uma doença neurodegenerativa cada vez mais frequente, parece estar associada, entre outros fatores, ao estilo de vida, em particular à prática de atividade física e alimentação.

Nos últimos anos tem sido salientado que a nutrição tem um papel importante na prevenção e progressão da doença de Alzheimer, tendo sido emitidas algumas recomendações:

  1. diminuição da ingestão de gorduras trans e saturadas (por exemplo através da diminuição do consumo de carnes vermelhas e processadas);
  2. privilegiar o consumo de hortícolas, leguminosas (grão, feijão, lentilhas), frutas e cereais integrais em detrimento de carne e lacticínios;
  3. a principal fonte de vitamina E deve ser a dieta (espinafres, amêndoas, avelãs);
  4. deve ser ingerida, pelo menos, a dose diária de referência de vitamina B12, todos os dias (seja via alimentação ou suplementação);
  5. caso utilize um suplemento alimentar multivitamínico, este não deve conter ferro ou cobre, sendo que os suplementos alimentares de ferro só devem ser utilizados quando receitados pelo médico;
  6. a atividade física regular deve fazer parte da rotina, recorrendo por exemplo a caminhadas rápidas de 40 minutos, 3 vezes por semana.

Tabela 1 – Recomendação de alimentos a privilegiar e evitar numa dieta saudável para prevenção de Doenças Neurodegenerativas.

  Tipo de alimento Exemplo
Alimentos a privilegiar Vegetais de folhas verdes Espinafres;
Outros hortícolas Alface;
Bagas silvestres Mirtilos, framboesas, amoras, morangos;
Frutos oleaginosos Amêndoas, amendoins, nozes;
Peixe Salmão, cavala;
Leguminosas Feijão, grão, lentilhas;
Carne de aves Frango, peru
Álcool Vinho tinto
Alimentos a evitar Carnes vermelhas e derivados Porco, vaca, enchidos

Manteigas e margarinas

Queijos

Fritos

Bolos e doces

Azeite como gordura de eleição