Controlar o Colesterol
O colesterol é uma gordura essencial para o organismo e, simplificando, podemos dizer que se divide em dois tipos: o bom (HDL) e o mau (LDL).

O colesterol bom tem um papel de limpeza das artérias, pelo que, quanto mais altos forem os seus níveis, menor o risco de doenças cardiovasculares, como o enfarte do miocárdio (“ataque cardíaco”) e o acidente vascular cerebral (AVC) – duas das principais causas de morte em Portugal.

O colesterol mau, por sua vez, tende a depositar-se na parede das artérias, podendo representar um risco maior das doenças referidas acima.

A monitorização destes valores é, então, uma ferramenta essencial na prevenção das doenças cardiovasculares, permitindo a deteção precoce de valores prejudiciais para a saúde e proporcionando a hipótese de ajustar estilos de vida a essa realidade.

O colesterol, por norma, pode ser determinado a qualquer hora do dia. No entanto, caso seja necessário confirmar um resultado, a nova determinação deve ser feita após um jejum mínimo de 9 horas.

Na sua farmácia pode monitorizar este e outros parametros. Aconselhe-se com o seu farmacêutico!