O que é a hipertensão de bata branca?
Os valores da pressão arterial, vulgarmente chamada de “tensão arterial”, podem, em alguns casos, ser mais elevados quando medidos no consultório ou na farmácia devido à ansiedade desencadeada pela presença do profissional de saúde que vai fazer a medição, e que, habitualmente, usa bata branca, daí o nome: Hipertensão de bata branca.

 

Esta condição afeta cerca de 13% da população mundial e pode ser difícil de identificar.

A hipertensão de bata branca ocorre quando a pressão arterial , medida no consultório, apresenta, em visitas consecutivas, valores iguais ou superiores a 140/90 mmHg, e valores normais quando medida em casa, num ambiente familiar.

Se tiver hipertensão de bata branca, se tiver de se apressar para a consulta ou caso se esteja a sentir nervoso deve tentar gerir a ansiedade, repousar e relaxar durante alguns minutos, antes de proceder à medição da pressão arterial.

Contudo, por vezes, pode não ser possível ultrapassar o efeito da bata branca. Neste caso, o seu médico poderá discutir opções consigo, nomeadamente pedir para ver as leituras da pressão arterial que fez em casa ou decidir monitorizá-lo mais perto por um determinado período de tempo.

De notar que, o controlo da pressão arterial em casa obedece a alguns princípios e reúne características específicas, nomeadamente no que diz respeito ao tipo de aparelhos e método de medição.

Estes aumentos esporádicos da pressão arterial, associados à hipertensão da bata branca, poderão transformar-se num problema de longo termo e consecutivamente, aumentar o risco cardiovascular.

É, então, extremamente importante ser acompanhado, de forma regular, pelo seu médico (pelo menos numa visita anual) para medir a pressão no consultório e fora dele. Isto permitirá que possa adotar determinadas medidas e comportamentos para diminuir a pressão arterial caso esta comece a aumentar para valores fora do normal.

Se tiver duvidas sobre a hipertensão de bata branca e sobre a correta medição da pressão arterial, não hesite, fale com o seu médico ou farmacêutico!