Quais os benefícios da caminhada para a prevenção da diabetes?
Sabia que, ao contrário da diabetes tipo 1, que não pode ser prevenida, cerca de 70% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados? É verdade, e a resposta está no estilo de vida que adotamos.

 

A diabetes mellitus é uma doença crónica (prolongada no tempo) que surge quando o pâncreas não produz insulina (hormona reguladora da quantidade de açúcar no sangue) suficiente, ou quando o nosso corpo não utiliza eficazmente a insulina produzida. Verifica-se, assim, um aumento da glicose (açúcar) no sangue, prejudicial para a nossa saúde.

Existem vários tipos de diabetes, sendo a diabetes tipo 2 a mais frequente. Ocorre quando o pâncreas produz insulina, mas, devido a uma alimentação incorreta e uma vida sedentária, o organismo torna-se resistente à ação da insulina. Surge de forma silenciosa e instala-se gradualmente. Um dos fatores de risco mais comuns da diabetes tipo 2 é o excesso de peso. Logo, de forma a prevenir o seu aparecimento, deve adotar um estilo de vida saudável: associando uma alimentação saudável à prática de atividade física regular.

Porquê caminhar? Conheça os seus benefícios…

A prática de atividade física é uma forma de prevenir a diabetes ou, no caso de quem já tem a doença, prevenir algumas das suas complicações. Além do mais, também melhora a qualidade de vida de qualquer praticante. Mas não se preocupe, pois não precisa de ser um grande atleta. Uma simples caminhada, de forma regular, é uma ótima opção.

Ao caminhar está a estimular o pâncreas a produzir insulina e, ao mesmo tempo, como exercita os músculos, está também a aumentar a utilização da glicose em circulação no seu organismo, impedindo assim que esta se acumule no sangue (sendo utilizada como fonte de energia).

Outros benefícios da caminhada:

  • Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares;
  • Ativa a circulação;
  • Fortalece e tonifica os músculos;
  • Favorece a perda de peso.

Se não está habituado a praticar atividade física, não é obrigatório que comece por fazer meia hora ou 45 minutos. Comece de forma gradual, caminhe durante 10 minutos diariamente e, pouco a pouco, em cada semana, aumente 3 a 5 minutos ao tempo diário da caminhada. O objetivo ideal é que pratique pelo menos 30 minutos diários, 5 dias por semana. Conversar com amigos durante uma caminhada leve, são medidas que ajudam. O mais importante é que tenha consciência da sua preparação física e do seu próprio ritmo.

Não desista e mantenha a perseverança!