O que é a ovulação? Como saber se estou a ovular?
A ovulação corresponde ao processo de libertação do óvulo (célula sexual feminina) maduro e é um dos pressupostos necessários à fecundação.

 

A fecundação, por sua vez, é o processo de união das células sexuais feminina e masculina (esta última chamada espermatozoide), podendo ditar o desenvolvimento de uma nova vida. É por isso que conhecer melhor o processo da ovulação é útil.

É um processo cíclico, que ocorre mensalmente, durante o período fértil da mulher e ao longo de toda a sua vida reprodutiva.

Como saber se estou a ovular?

Conhecer a altura da ovulação pode ser uma boa ferramenta para ajudar a programar uma gravidez. Existem alguns sinais, muitas vezes associados à ovulação, a que pode estar atenta, embora possam variar de mulher para mulher:

Alterações no muco cervical – Uns dias antes da ovulação, as secreções vaginais, por norma, tornam-se mais fluídas, com aparência semelhante a clara de ovo. Procure observar, diariamente, a aparência destas secreções, de modo a detetar melhor esta alteração.

Oscilações na temperatura corporal basal – A temperatura corporal basal (temperatura corporal ao acordar), na ausência de doença, é relativamente estável o mês inteiro. Porém, à medida que a ovulação se aproxima, sofre um ligeiro declínio, subindo ligeiramente logo depois. Meça a temperatura todos os dias ao acordar, ainda na cama. Pode registar diariamente os valores obtidos, se quiser ter uma visão mensal destas alterações.

Aumento das hormonas na urina – Na altura da ovulação, pode ocorrer um aumento de algumas hormonas que pode ser detetado na urina, através de testes específicos que encontra na sua Farmácia. Informe-se com o seu farmacêutico.

Adicionalmente, na altura da ovulação, algumas mulheres referem sentir desconforto abdominal e um aumento da tensão mamária e do desejo sexual.

Mas atenção! A observação individual dos sinais acima nem sempre fornece informação fiável. O ideal é, sempre que possível, para saber se está a ovular, recorrer à combinação de vários (ou mesmo todos).