Como cuida dos seus lábios?
A pele dos lábios é cerca de 4 vezes mais fina do que a restante pele do rosto, por isso requer um cuidado ainda mais especial.

 

Devido às agressões diárias é comum os lábios ficarem secos, irritados, com gretas, descamação e até mesmo com bolhas, causando desconforto ao falar e/ou mastigar.

Para além das agressões externas (sol, vento, poluição, radiação solar, entre outras) que afetam todo o rosto, os lábios são ainda expostos a mudanças bruscas de temperatura devido ao contacto com alimentos quentes e frios, o que os torna particularmente sensíveis.

Confira os principais cuidados que deve adotar na sua rotina para manter os seus lábios saudáveis e bonitos:

  • O cuidado básico essencial passa por aplicar diariamente produtos com propriedades hidratantes, nutritivas e regeneradoras que mantenham os lábios suaves e flexíveis – pode optar por um produto em stick, em tubo, em boião ou mesmo em roll-on.

A composição da maioria dos produtos destinados ao cuidado dos lábios inclui substâncias como ceras (de abelha, de candelila, entre outras), óleos (como os de rícino, de jojoba e de amêndoas), e manteigas (nomeadamente a de karité e de cacau). Além de manterem a pele hidratada e nutrida funcionam também como isolantes, protegendo os lábios contra as agressões externas;

  • Em situações de exposição solar, use um batom com proteção solar para proteger os seus lábios dos raios ultravioleta;
  • Use frequentemente um esfoliante labial para eliminar as células mortas e facilitar a penetração dos hidratantes;
  • Mantenha-se hidratado pois a desidratação é um dos fatores responsáveis pela secura, gretas e irritação dos lábios;
  • Quando os lábios estão secos ou gretados evite humedece-los com a língua. A saliva, apensar de proporcionar um alívio imediato, tem de seguida um efeito contrário e agrava a secura labial;
  • Evite a utilização de batons de longa duração, mas caso opte por utilizá-los hidrate muito bem os lábios antes de os aplicar. Quando utilizados continuamente e sem cuidados adicionais, este tipo de batons tende a ressequir a pele dos lábios, aumentando a probabilidade de formação de gretas;
  • Evite morder a pele dos lábios e retirar o excesso de pele de forma agressiva com os dedos e unhas, pois pode causar ferimentos desnecessários.

Na sua Farmácia encontra uma grande variedade de produtos para o ajudar a reparar e hidratar os lábios secos e irritados.

Com a ajuda do seu Farmacêutico descubra o cuidado adequado para os seus lábios.