Pele Sensível – o que a define?
A sua pele é muito clara, fica vermelha rapidamente, bronzeia com dificuldade e reage frequentemente a mudanças de temperatura e a estímulos como o fumo do tabaco? Se respondeu que sim a alguns dos pontos acima, é possível que tenha pele sensível.

 

Para compreender o que, por norma, caracteriza uma pele sensível, é importante conhecer o conceito de fotótipo. O fotótipo corresponde às características da pele e à sua resposta à exposição solar. Existem 6 fotótipos de pele – de I a VI. Pessoas com a pele sensível, por norma, estão inseridas em fotótipos mais baixos (I e II), isto é, podem apresentar:

  • Pele clara;
  • Sardas;
  • Olhos claros;
  • Cabelo claro (louro ou ruivo).

A estes fotótipos associa-se, por norma, uma pele fina com recetores sensoriais (isto é, responsáveis por detetar os estímulos do exterior) mais à superfície, sendo, por isso, mais facilmente estimulados. Assim, a resposta a estímulos ambientais, como o vento ou a poluição ambiental, tende a ser mais rápida do que noutros tipos de pele. Esta resposta, muitas vezes, dá origem a:

  • Desconforto e ardor;
  • Sensação de picada;
  • Vermelhidão.

Estima-se que vários fatores, como por exemplo o stress, possam contribuir para despoletar estas manifestações. Dormir bem e planear com antecedência são alguns exemplos de medidas que poderão ajudar a gerir esse sentimento. Manter um regime alimentar equilibrado e adequado e evitar comportamentos, como o consumo de tabaco, também podem influenciar a aparência da pele.

A pele sensível é, frequentemente, confundida com pele intolerante. Este segundo conceito pode abranger uma pele de qualquer tom (incluindo mais escuro), que, por norma, não sente desconforto perante fatores ambientais, mas pode sentir perante os cuidados com que contacta, como produtos de limpeza ou cuidados de hidratação (cremes ou séruns).

A gestão da pele sensível é, no entanto, idêntica à da pele intolerante e passa, em grande parte, pela utilização de:

  • Cuidados suaves – os cuidados de limpeza não deverão conter sabão. O detergente para a roupa também deve ser suave, sem perfume;
  • Protetor solar – uma das melhores formas de cuidar da pele é protege-la do sol. Para tal, evite ainda a exposição solar excessiva e utilize vestuário e acessórios, como chapéus, que o resguardem ao máximo.

A farmácia é, por excelência, o local onde se reúnem os vários cuidados para os diferentes tipos de pele. Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre as opções mais indicadas para si.