À mesa: Escolhas saudáveis em período de festas – 10 Sugestões
Na época das festas não é fácil resistir à tentação e o consumo alimentar altera-se frequentemente, havendo, por vezes, excessos.

 

Está nas suas mãos fazer escolhas saudáveis e conscientes, com uma ou outra exceção, mas sempre com moderação!

Deixamos as seguintes sugestões:

  1. Inicie as refeições com uma sopa com hortícolas – Em vez da batata, opte por leguminosas como feijão, ervilhas ou grão. Estas sopas promovem a saciedade por um maior período de tempo, hidratam, são fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, fornecendo poucas calorias comparadas com outras entradas da época festiva.
  1. Opte por refeições mais simples – Como por exemplo, estufados, grelhados ou cozidos a vapor ao invés dos assados, refogados e fritos.
  1. Acompanhe as refeições com hortícolas e outros produtos vegetais – Ajudam a reduzir a ingestão de calorias, gordura animal e colesterol.
  1. Disponha de pão fresco, de qualidade, de diferentes variedades e preferencialmente integral – O pão de qualidade fornece menos calorias, gordura e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos, além de ser facilmente digerido e uma boa fonte de vitaminas.
  1. Não se esqueça de beber água – Pode contribuir para uma melhor diurese e para a regulação da pressão arterial, para além de que, aumenta a saciedade e evita o consumo excessivo de bebidas mais calóricas, como as açucaradas e alcoólicas.
  1. Faça algumas substituições: Substitua o sal por outros condimentos como canela, gengibre e pimenta, o açúcar branco por stevia (adoçante natural), açúcar mascavado, açúcar de coco ou mel e a banha ou manteiga pelo azeite ou o óleo vegetal.
  1. Se lhe apetecer doces, opte pelos frutos secos – Figos, ameixas, passas e alperces secos podem ser uma alternativa aos tradicionais doces e aperitivos, pois são ricos em fibra, pobres em gordura e têm baixo teor de sal. Contudo, como contêm mais açúcar que os frutos frescos, devem ser consumidos com moderação.
  1. Termine a refeição com salada de frutas – Contém muitos nutrientes e poucas calorias. É também uma excelente fonte de fibra e água que reduz a vontade de comer as sobremesas mais calóricas.
  1. Adote estratégias para evitar excessos – Não faça intervalos muito prolongados entre as refeições, coma pequenas porções de cada prato, de vagar, saboreando bem a comida.
  1. Planeie atividades físicas em família – Passeios a pé, caminhadas, ou jogos com os mais novos na rua.