6 hábitos que previnem a obstipação
A obstipação, também conhecida como prisão de ventre, é um sintoma que pode provocar desconforto.

É essencial começar por perceber o que a causa para saber como pode e deve atuar.

A forma mais eficaz de corrigir esta situação passa por uma alteração do estilo de vida:

  • Adote uma alimentação rica em fibras (fruta, legumes e vegetais): a fibra absorve a água do intestino tornando as fezes mais moles e fáceis de expulsar;
  • Beba muitos líquidos – água, sumos de fruta sem açúcar e sopa;
  • Evite alguns alimentos como a banana, o queijo, o chocolate e o arroz porque contribuem para endurecer as fezes;
  • Pratique atividade física com regularidade;
  • Crie hábitos de ida à casa de banho, de preferência de manhã, após o pequeno-almoço, mesmo que não sinta vontade;
  • Principalmente, nunca ignore a vontade de defecar.

No caso de a dieta alimentar não ser suficiente, pode recorrer à toma de suplementos alimentares à base de fibra, que ajudam a manter a regularidade intestinal.

Embora sejam produtos ditos naturais, o rótulo “natural” não é, por si só, garantia de segurança pelo que é importante aconselhar-se com o seu farmacêutico. Na maioria dos casos são seguros e eficazes, mas recomenda-se uma atenção redobrada em algumas situações como na gravidez, na amamentação e no caso das crianças.

Existem diversos tipos de laxantes, que funcionam de forma diferente e que são aplicáveis a situações diferentes.

A terapêutica farmacológica deve ser sempre acompanhada de aconselhamento por parte do seu médico ou farmacêutico.