Caminhe e mexa as pernas, pela sua saúde!
Sempre que o tempo estiver mais agradável, aproveite para fazer caminhadas e movimentar as pernas. Vai ver que se sentirá melhor.

 

Sempre que o tempo estiver mais agradável, aproveite para fazer caminhadas e movimentar as pernas. Vai ver que se sentirá melhor.

Este é um hábito que, sobretudo os citadinos, têm tendência para negligenciar ou substituir pela estagnação. Voltemos à “saborosa” caminhada, reabilitemos o «movimento», caminhando pelo menos 30 minutos por dia. Tem, entre outras, a vantagem de fazer baixar a pressão venosa, reponsável, em parte, pelo aparecimento de varizes.

O calçado também pode ser responsável pelo cansaço e preguiça: evite usar saltos com mais de 5 cm ou sapatos pontiagudos, que magoem o pé. Se sair de casa, mesmo para ir às compras, use um calçado leve e confortável, que amorteça o choque.

Não perca nenhuma ocasião para fazer uma caminhada ou exercícios para melhorar a circulação. Suba alguns andares… pelas escadas. À beira-mar, não se prive nunca de uma boa caminhada com água até meio da coxa. Sentada, com as pernas estendidas, efetue movimentos alternados de extensão e flexão dos pés várias vezes por dia. Prossiga esta «dança» dos pés, fazendo rodar os tornozelos num sentido e depois no contrário.