No verão – e no resto do ano – dê atenção à sua pele
Verão é sinónimo de bom tempo, de férias e de prazer. No entanto, é, igualmente, uma época que pede cuidados extra com a pele do corpo. O sol, a água do mar e o cloro da piscina são apenas algumas das agressões presentes durante o verão.

 

Os raios solares podem deixar a pele seca e/ou com marcas. A par destas alterações, estão, por vezes, presentes no verão, as queimaduras solares (os conhecidos “escaldões”).  Por outro lado, existem ainda consequências que, muitas vezes, só se vão tornando mais evidentes com o passar do tempo, tais como o envelhecimento prematuro da pele ou o aparecimento de determinados tipos de cancro da pele.

A boa notícia é que é possível aproveitar o melhor dos dias quentes sem correr estes riscos:

O primeiro passo é a prevenção, que passa por uma exposição moderada ao sol e pelo uso de protetor solar, adequado ao tipo de pele e eficaz contra os raios UVA e UVB.

Depois da exposição solar, é hora de recuperar a suavidade perdida. Para tal:

  1. Esfolie a pele – a esfoliação é o processo de remoção das células mortas que se acumulam à superfície da pele. Pode ajudar a melhorar o aspeto da pele e a aumentar a eficácia de alguns tratamentos tópicos (de aplicação na pele). Para conseguir obter o máximo de benefícios deste processo, na hora de escolher o esfoliante, deve ter em conta o seu tipo de pele. Peça ajuda a um profissional de saúde, como o farmacêutico ou médico.
  2. Hidrate-a– a aplicação de um creme hidratante após o banho pode aumentar a fixação da água na pele, fornecendo-lhe um conforto extra,

Adicionalmente, examine a sua pele uma vez por mês, durante todo o ano, com especial ênfase nas áreas mais expostas ao sol, como o rosto (incluindo o nariz, os lábios, a boca e as orelhas), as mãos (de ambos os lados e entre os dedos), o pescoço (com o auxílio de um espelho), os ombros, o peito e as costas, mas sem esquecer as pernas e os pés. Avalie a evolução dos seus sinais e, caso detete alterações de tamanho, cor ou forma nos mesmos, consulte o seu médico.