Cuidar-se bem na idade maior

 

Com o passar dos anos, o organismo passa por várias alterações. O apetite é um dos alvos destas mudanças que podem afetar a vida diária. Impõem-se, por isso, alguns cuidados extras para garantir o seu bem-estar e a plena forma das suas capacidades.

Com a idade, o apetite tende a diminuir, mas a alimentação não deve ser descurada. Assegure-se de que os alimentos escolhidos permitem uma dieta equilibrada. Faça mais refeições diárias, comendo pouco de cada vez.

Alimente-se bem,  não necessariamente muito.

Procure ainda fazer as refeições principais com companhia.

 

Gestos essenciais

  • Procure incluir na alimentação diária, fruta e cereais integrais, leite e derivados magros, peixe ou carne magra, pão (preferencialmente integral ou de mistura), arroz ou massas integrais, feijão ou grão;
  • Não descure a alimentação: faça 5 a 6 refeições ao dia, garantindo um aporte nutricional adequado;
  • Se tiver hipertensão e/ou diabetes, deve redobrar o cuidado com a alimentação, para mantê-las sob controlo;
  • Beba seis a oito copos de água por dia para garantir a constante hidratação do organismo;
  • Coma uma sopa antes das principais refeições: é uma forma fácil de garantir a ingestão adequada de nutrientes, vitaminas e minerais. Pode ainda juntar peixe, carne branca, feijão ou grão para que seja rica em proteínas ou batata ou arroz, ricos em hidratos de carbono;
  • Não se esqueça do pequeno almoço: deve ser completo, equilibrado e variado, rico em cereais integrais (pão escuro ou cereais de pequeno-almoço, não açucarados), fruta, leite e derivados.

 

Pode encontrar nas farmácias produtos para complementar as suas necessidades e fáceis de comer, como bebidas, batidos e pudins, os quais só devem ser tomados quando aconselhados por um profissional de saúde.