Deixar de fumar é uma missão possível!
Decidiu deixar de fumar? Deu o primeiro passo num caminho que lhe vai proporcionar saúde e maior qualidade de vida.

Os ganhos em deixar de fumar são muitos, para si e para os que o rodeiam. O passo seguinte é levar a sua decisão à prática. Para isso: conte com o seu farmacêutico! Respondemos-lhe, neste artigo, a algumas perguntas comuns.

 

Vale a pena deixar de fumar?

Claro! A sua saúde vai beneficiar porque diminui o risco de sofrer de uma doença respiratória, cardiovascular ou cancro. A sua família apresentará também um menor risco de sofrer de doenças respiratórias. Além disso, contribui ainda para as suas finanças: vai gastar menos dinheiro.

 

Porque são necessários produtos de suporte?

A motivação e determinação do próprio para deixar de fumar são essenciais, mas nem sempre são suficientes para vencer os laços fortes que a nicotina cria com o organismo de um fumador. Nesse caso, a decisão pode ser reforçada com a ajuda de produtos específicos, e que aumentam o êxito desta sua decisão, sobretudo nos primeiros meses em que é mais difícil deixar de fumar. Existem várias soluções: o seu farmacêutico pode ajudá-lo a escolher a mais indicada para si. Consulte o artigo “Que produtos existem para o ajudar a deixar de fumar?” e fique a conhecer as opções disponíveis no mercado.

 

Como se pode avaliar a eliminação de monóxido de carbono?

A determinação do nível de monóxido de carbono (CO) no ar expirado consiste num teste simples, que permite verificar em que medida o organismo está afetado pelo tabaco, bem como verificar o decrescer desses níveis ao longo do tempo, desde o momento em que se deixa de fumar.

 

E se houver uma recaída?

É possível que sinta a tentação de voltar a fumar. Não desista, pense nos benefícios de deixar de fumar e mantenha a sua determinação. As recaídas são frequentes e ocorrem geralmente nos primeiros meses. Muitos ex-fumadores tentaram deixar de fumar várias vezes antes de, finalmente, conseguirem.

Deixar de fumar pode ser difícil, mas é possível. Depende apenas da sua vontade.