Deixar de fumar
Em Portugal, 1 em cada 10 mortes é causada pelo tabaco.

 

Estima-se que os fumadores vivam, em média, menos 10 anos que os não fumadores. O tabagismo é uma causa de doença e morte que pode ser evitada.

 

Fumar: prazer, hábito ou vício?

São muitas as razões que levam uma pessoa a acender um cigarro: quando se bebe um café ou uma bebida alcoólica; no final de uma refeição; antes de um momento importante, para esconder o nervosismo; para conviver ou quando se está sozinho. Mas este é um hábito que se paga com a saúde. Porque fumar causa dependência e prejudica o organismo, deixando sequelas a longo prazo.

O fumo do tabaco afeta quase todos os órgãos do corpo humano, com consequências sérias para quem fuma e para quem… não fuma. Os principais responsáveis por estes malefícios são a nicotina, substância que causa dependência, o alcatrão e o monóxido de carbono.

Depende apenas de si: garanta a sua saúde, com a ajuda do seu farmacêutico.

O farmacêutico é um profissional de saúde qualificado para o ajudar deixar de fumar, aconselhando-lhe as medidas mais indicadas ao seu caso. Se pretende deixar de fumar, consulte o seu médico ou dirija-se à sua farmácia habitual.