Dentes sãos, desde pequenino
Incutir bons hábitos de higiene oral desde pequenino é essencial para uma dentição saudável. É um investimento para a vida.

Mais do que um sorriso bonito, uma dentição bem cuidada é essencial para a correta mastigação dos alimentos, bem como para a articulação dos sons (fala), desenvolvida nos primeiros anos da infância. Há, por isso, que zelar por uma boa higiene oral dos mais pequenos e, sobretudo, incutir-lhes bons hábitos desde cedo.

A preocupação com a dentição do bebé deve começar logo durante a gravidez. A adoção de uma dieta variada e equilibrada por parte das gestantes, é essencial para fornecer ao bebé os nutrientes essenciais para o adequado desenvolvimento da dentição, designadamente cálcio e flúor.

A limpeza da boca do bebé deve tornar-se rotina muito antes do nascimento dos primeiros dentes, devendo passar uma gaze humedecida em água pelas gengivas do bebé, procedimento que deve ser mantido enquanto os dentes forem nascendo.

A partir do momento em que a maioria dos dentes já tiver rompido, inicie o processo de escovagem com uma escova pequena, de cerdas macias e uma pequena quantidade de dentífrico com flúor.

Após os 3 anos, deve-se incentivar a criança a escovar autonomamente os próprios dentes, sempre com supervisão e auxílio de um adulto. Mais tarde, entre os oito e dez anos, a autonomia já deve ser total, embora seja conveniente os pais certificarem-se que a escovagem dos dentes é feita eficazmente e pelo menos duas vezes por dia, preferencialmente após o pequeno-almoço e antes de deitar. Lembre-se que deve trocar as escovas de dentes de toda a família de três em três meses.

Assegurar a saúde oral dos seus filhos passa igualmente por alguns cuidados com a alimentação, não se devendo habituar os mais novos a alimentos com elevado teor de açúcar, sobretudo entre refeições. Também não se deve adicionar mel ou açúcar à chucha nem deixar que a criança utilize o biberão já adormecida, uma vez que qualquer um destes gestos favorece o risco de cáries.

Levar os seus filhos regularmente ao dentista é outro dos hábitos que não deve descurar. A primeira consulta deve ser marcada entre os 6 e os 12 meses de idade do bebé.

Técnica de Escovagem:

1.Em cada lavagem, use uma quantidade de pasta de dentes adequada à idade do seu filho do tamanho da unha do dedo “mindinho” da mão da própria criança;

2.Incline a escova de dentes cerca de 45º face à gengiva e comece por escovar a superfície exterior de cada dente (do lado da bochecha) com movimentos suaves para baixo e para cima ou circulares;

3.Passe depois para a superfície interior dos dentes, escovando com movimentos suaves, para cima e para baixo.

4.Finalmente, não se esqueça de escovar em ziguezague a superfície dos dentes na zona da mastigação.

 

Para mais informações e aconselhamento, consulte o seu farmacêutico!