Desmaquilhar a Acne
Sabia que as borbulhas e pontos negros, tão característicos da acne, podem afetar qualquer pessoa, em qualquer momento da vida?

 

A acne é uma doença de pele muito comum, que se associa frequentemente à adolescência, mas que também pode afetar bebés (acne neonatal) e adultos. Na idade adulta, em alguns casos, se não forem tidos certos cuidados, pode ser originada e/ou agravada pela utilização de maquilhagem.

A acne causada por maquilhagem nem sempre surge de um modo imediato. As suas manifestações, que muitas vezes incluem o aparecimento de borbulhas no rosto (por norma, nas bochechas, queixo e/ou testa), podem demorar poucos dias até 6 meses a aparecer, após a introdução de um produto específico na rotina de maquilhagem.

Por isso, se considera que a sua acne tem origem ou está a ser agravada pela maquilhagem que utiliza, tenha especial atenção aos seguintes cuidados:

  • Analise cuidadosamente os produtos que contactam com a sua pele: aprenda a olhar de um modo crítico para a sua rotina de beleza. Analise a sua maquilhagem, mas também os seus cuidados de rosto (como o creme hidratante diário) e de cabelo (como o champô). O ideal é que todos os produtos que contactam com a pele contenham na sua embalagem frases alusivas ao facto de não obstruírem os poros. Nesse sentido, devem conter frases como “oil-free” e “não comedogénico”;
  • Aplique a maquilhagem com gestos suaves: ao aplicar a maquilhagem, o seu toque deve ser leve, de modo a não irritar a pele;
  • Se utilizar pincéis ou esponjas para aplicar a maquilhagem, lave-os todas as semanas e assegure-se que mais ninguém os utiliza;
  • Desmaquilhe-se sempre antes de ir dormir e, após remover a maquilhagem, limpe a cara com um produto adequado ou com água.

A acne, se causada por produtos específicos de maquilhagem, tende a desaparecer quando se interrompe a utilização desses produtos. Tal não significa que, para evitar a acne, deva evitar-se por completo o uso de maquilhagem. Significa apenas que deve optar-se pela utilização de produtos específicos para cada tipo de pele.

Aconselhe-se sobre as soluções mais adequadas para si junto do seu médico ou farmacêutico.