Desportos de Inverno: Na neve com saúde
Praticar desportos de Inverno é bom para a saúde mas não é isento de risco.

 

Corpo à prova
Os desportos de Inverno são uma atividade física normalmente praticada em altitude, exigindo, por isso, um esforço superior. Da patinagem no gelo ao ski, passando pelo snowboard e por alguns desportos mais radicais, todos colocam à prova músculos e articulações, bem como os sistemas circulatório e respiratório.

 

Por uma questão de prevenção, tenha em atenção
O nosso corpo deve estar preparado para nos divertirmos na neve em segurança e prevenir os riscos associados às atividades na neve. Há, por isso, alguns cuidados a ter para prevenir certas situações:

1-Lesões musculares e articulares (devido ao esforço e às quedas):

Mantenha-se em forma ao longo do ano. Quanto melhor a forma física, maior a resistência;
Faça sempre um aquecimento antes de iniciar a atividade física;
› Se necessário, proteja as articulações com pulsos elásticos e joelheiras almofadadas;
› Faça uma alimentação rica em fontes de energia como hidratos de carbono (massas, cereais) e proteínas (carne, peixe, ovos), para compensar o desgaste físico. Se necessário, reforce com a toma de um suplemento alimentar. Informe-se na sua farmácia.

2-Desidratação  (o esforço físico aumenta a perda de líquidos corporais):

Beba líquidos com frequência, sobretudo quentes para se aquecer, antes, durante e depois do desporto.

3-Frieiras (causadas pelas mudanças bruscas do frio para o calor):

Vista-se em camadas, com roupa leve e quente, para se adaptar gradualmente às mudanças de temperatura;
› Lembre-se do gorro e luvas, para proteger as extremidades.

4-Queimaduras solares  (a radiação ultravioleta é mais intensa em altitude, além de que é refletida pela neve, incidindo na pele):

Aplique protetor solar na pele exposta, sem esquecer lábios e orelhas e renove ao longo do dia;

> Use óculos de sol.

5-Riscos associados à descida da temperatura do corpo (por perda de calor e enregelamento que resulta do contacto direto com a neve, afetando sobretudo as extremidades – mãos, pés, nariz e orelhas):

› Use roupa e calçado confortável e impermeável;
› Mantenha o equipamento em boas condições de manutenção;
› Não pratique desporto sozinho nem se afaste do seu grupo.