Frieiras – extremidades sensíveis
As frieiras são uma reação da pele ao frio e às variações de temperatura. Incomodam, mas podem ser aliviadas com alguns cuidados.

 

Em pessoas mais suscetíveis, a exposição ao frio faz com que os vasos sanguíneos da pele exposta se contraiam demasiado, dificultando a circulação do sangue nas extremidades do corpo.

Quando seguida de exposição a uma temperatura superior, habitualmente nos espaços fechados, ocorre um aumento brusco do fluxo de sangue que chega às extremidades, não acompanhado pela necessária dilatação dos vasos sanguíneos o que resulta numa saída de sangue dos vasos para a pele. Como resultado produz-se uma reação inflamatória – frieira.

É a reação de inflamação da pele que é responsável pelos sintomas das frieiras:

  • Comichão ou sensação de queimadura;
  • Dor;
  • Inchaço;
  • Cor que pode ir do vermelho ao azul-escuro e quando pressionada, a pele apresenta

manchas brancas;

  • Feridas (nos casos mais graves).

As extremidades – mãos, pés, nariz e orelhas – são as zonas do corpo mais afetadas: são as mais expostas ao frio e as que mais procuramos aquecer para restabelecer a temperatura e o conforto.

 

Na farmácia encontra uma equipa profissional habilitada para o aconselhar sobre as frieiras, as suas causas e sobre o modo de as prevenir. Conte com a melhor ajuda para vencer este incómodo, comum nos meses frios.