Halitose
A halitose é o termo médico utilizado para designar um odor desagradável que exala da cavidade oral. É um problema frequente e bastante embaraçoso capaz até de causar isolamento social.

 

Causas

As principais causas, intra-oral e extra-oral (aparelho respiratório, problemas gastrointestinais e sistémicos), estão relacionadas com:

1) Alimentos – os alimentos muito condimentados, o alho, a cebola e as bebidas alcoólicas interferem com o hálito. Por outro lado, se não for mantida uma boa higiene oral os alimentos que permanecem na boca sofrem putrefação microbiana e causam mau hálito por produção de compostos sulfurosos voláteis;

2) problemas com os dentes e periodonto – a halitose é um sinal de aviso. Indicia a acumulação da placa bacteriana;

3) boca seca – sem saliva suficiente a ação de limpeza oral fica comprometida;

4) tabaco – além de causar mau hálito, o tabagismo diminui o fluxo de saliva, o paladar e irrita as gengivas;

5) problemas de saúde e má higiene oral (incluindo a falta de escovagem da língua) – doenças como lesões da mucosa oral infetada, infeções respiratórias, diabetes e alguns problemas gastrintestinais podem causar halitose;

6) falta de higiene das próteses dentárias – estas também requerem uma lavagem adequada.

 

O tratamento difere consoante a causa. Quando associada a doenças gengivais ou higiene desadequada, a halitose é tratada essencialmente com uma escovagem frequente dos dentes e língua, utilização do fio ou fita dentários e uso de soluções de lavagens ou elixires adequados. Consulte o seu farmacêutico sobre os produtos disponíveis para assegurar uma boa higiene oral e descubra qual a solução mais adequada para si.