Lesões de músculos e articulações
Os músculos, ligamentos e tendões são sujeitos a esforços diários, por vezes excessivos e inadequados, pelo que existe, muitas vezes, um risco de lesão.

Lesões podem acontecer a qualquer momento, em consequência de movimentos repetitivos ou posturas incorretas, de um acidente ou uma queda, da prática de desporto sem aquecimento prévio, ou ainda do levantamento de pesos de forma brusca.

O resultado é quase sempre dor, inchaço, inflamação e, por vezes, dificuldade de movimentos. São vários os tipos de lesões, consoante a situação:

  • Entorse

Pode ser consequência de um “mau jeito” resultante de um movimento brusco em que há torção de uma articulação, por exemplo, o tornozelo, o joelho ou o pé.

Pode haver lesão dos ligamentos: com inchaço rápido e dor.

  • Distensão

Ocorre quando o músculo distende em demasia ou de forma repentina.

É o que pode acontecer quando se levantam objetos pesados com uma postura inadequada, ou durante a prática desportiva.

Causa dor e rigidez nos movimentos e em casos mais graves pode acontecer hemorragia interna.

  • Tendinite

Movimentos ou tarefas repetitivas, como escrever várias horas por dia com os pulsos e as mãos numa posição errada, podem causar dor e inflamação dos tendões.

Qualquer uma destas lesões provoca dor, podendo mesmo ser incapacitante e interferindo com o dia a dia. Para uma recuperação e um alívio sintomático, rápido e adequado, deve colocar em prática o método PRACE.

Se ainda não conhece o método PRACE, saiba mais em: O método PRACE na recuperação de lesões musculares e articulares. 

Para mais informações e aconselhamento, visite a sua far,ácia e fale com o seu farmacêutico!