Lesões musculares e articulares – Em busca de alívio
Os músculos e articulações são, com frequência, sujeitos a esforços excessivos ou inadequados, de que podem, por vezes, resultar lesões. São esforços como a prática de exercício físico sem aquecimento prévio ou uma posição incorreta mantida de forma repetida. Também o levantamento de pesos de forma inadequada ou um acidente podem ter a mesma consequência.

Das entorses às distensões, passando pelas tendinites, as lesões são muitas e distintas. Mas todas se manifestam através de dor, a que se pode juntar ou não, inchaço (edema), inflamação e rigidez no local afetado, com os sintomas a variarem de intensidade em função da gravidade e extensão dos danos no músculo ou articulação.

As lesões crónicas e as mais graves requerem, naturalmente, uma avaliação médica, mas as mais ligeiras podem ser ultrapassadas com recurso ao aconselhamento do farmacêutico.

Proteger a zona atingida deve ser o primeiro cuidado, se necessário com a ajuda de dispositivos de imobilização ou de contenção (como ligaduras elásticas, faixas ou cintas de suporte). Convém ainda repousar, sendo que alguns casos podem beneficiar da elevação do membro afetado.

Para o alívio dos sintomas, pode ser útil a aplicação de frio (crioterapia), eficaz nas 24 a 48 horas após a lesão, ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço, além de atenuar a dor. Aplicado com recurso a sacos de gel previamente refrigerados e reutilizáveis ou gelo várias vezes por dia, não mais de 20 minutos de cada vez.

Já o calor (termoterapia) atua sobre a dor e a rigidez, podendo ser usado em alguns casos, como por exemplo uma contratura, obtendo-se o máximo efeito entre os 40ºC e os 45,5ºC. Não se deve ultrapassar esta temperatura, por risco de queimadura.

Para a sua aplicação existem vários dispositivos, dos tradicionais sacos de água quente aos sacos com gel reutilizáveis que requerem aquecimento prévio. Há, porém, algumas situações em que esta terapia é desaconselhada: em traumatismos recentes, em caso de febre ou alterações da suscetibilidade da pele.

Existem também outros produtos de aplicação tópica na pele, como geles, cremes e pomadas, que proporcionam alívio e cuja ação pode ser potenciada com uma massagem.

Seja qual for a sua lesão, aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre os cuidados que deve adotar.