Melatonina – A hormona do “sono”
A melatonina é uma hormona que regula o ciclo sono-vigília – um padrão diário que determina quando é hora de dormir e quando é hora de acordar.

 

Esta hormona pode também influenciar o humor, a temperatura corporal, a reprodução e o sistema imunitário, tendo também propriedades antioxidantes.

É produzida no cérebro e a sua secreção depende da luz:

  • A escuridão faz com que o corpo produza mais melatonina, sinalizando-o para se preparar para o sono, sendo que, normalmente os níveis de melatonina começam a aumentar ao final do dia, depois do pôr do sol, mantendo-se elevados durante a maior parte da noite, enquanto está no escuro;
  • A luz diminui a produção de melatonina e sinaliza o corpo para se preparar para ficar acordado. Assim, no início da manhã, quando o sol nasce, os níveis de melatonina caem, fazendo com que acorde, de forma natural.

Mas atenção! A sua secreção não depende apenas da luz solar, mas também da iluminação artificial que pode ser brilhante o suficiente para impedir a sua libertação. Por isso evite ver televisão ou estar no computador, particularmente nas horas antes de se deitar e se precisar de estar acordado à noite utilize uma luz de fraca intensidade e de cor quente, alaranjada ou avermelhada.

Lembre-se sempre que, uma noite bem dormida é essencial para o organismo e, muitas vezes, a adoção de alguns hábitos pode ser suficiente para conseguir um sono adequado.

Adicionalmente, a toma de produtos com melatonina pode ajudar a reduzir o tempo necessário para adormecer, o que pode ser útil em algumas situações, como na dificuldade em adormecer, no alívio de alguns sintomas resultantes do jet lag e nos distúrbios do ciclo de sono-vigília, nomeadamente na síndrome do atraso das fases do sono (SAFS) – um distúrbio no qual o ciclo de sono-vigília é atrasado em cerca de 3 a 6 horas.

No entanto, para que a melatonina seja eficaz, a dosagem e a hora da toma devem ser respeitadas e apropriadas para o problema do sono em questão. Sendo assim caso tenha problemas de sono e pretenda começar a tomar um suplemento alimentar com melatonina, deverá primeiramente consultar o seu médico ou farmacêutico.

Por outro lado, caso os problemas de sono persistam, podem estar relacionados com questões que seja importante determinar. Nestes casos, fale com o seu médico sobre as possíveis causas do seu problema de sono para que este avalie qual a melhor estratégia de tratamento para o seu caso.