Menopausa – Bem-estar no feminino
A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher que pode e deve ser vivida com tranquilidade, todo o bem-estar e qualidade de vida.

 

Quando os ovários param

A menopausa é uma etapa biológica em que a mulher deixa de menstruar devido a uma redução da função dos ovários. Os ovários param de produzir as hormonas estrogénio e progesterona, levando a um novo equilíbrio hormonal que se reflete em todo o organismo, com sintomas físicos e psíquicos associados.

As manifestações não são iguais para todas as mulheres, nem na intensidade do desconforto que podem causar, nem na duração: podem ter início 2 a 10 anos antes da última menstruação e durar até vários meses ou anos após o período menstrual ter cessado. Em algumas mulheres podem mesmo nunca desaparecer.

 

Para a saúde de todas

Praticar uma alimentação equilibrada reforçada com leite e derivados magros, cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas; exercício físico e não fumar são medidas a adotar. É ainda importante fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na tiroide, controlo do colesterol e triglicéridos, vigilância ginecológica e mamária.

E acima de tudo mantenha-se física e mentalmente ativa!