Pela sua saúde e bem-estar, seja mais ativo!
Falta de tempo, motivação, companhia… existem inúmeras barreiras que nos levam a adiar a prática de atividade física! Mas, já parou para pensar em todos os benefícios que a atividade física tem, na sua saúde e no seu bem-estar?

 

A atividade física é o ato de praticar, com regularidade, atividades que impliquem movimento e, consequentemente, gasto de energia. É caminhar, nadar, dançar, fazer jardinagem…

Não é obrigatório ir ao ginásio ou praticar exercícios com elevada intensidade. O que é mesmo necessário é apostar numa vida fisicamente mais ativa, em qualquer idade. Só assim poderá colher os seus benefícios!

A atividade física melhorará a sua saúde de várias formas:

  • Permite um melhor controlo do peso, prevenindo os quilos a mais;
  • Diminui a pressão arterial e reduz o colesterol, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • Traz benefícios a nível do sistema respiratório, melhorando a capacidade do nosso organismo de utilizar o oxigénio;
  • Ajuda a prevenir a osteoporose e fraturas dos ossos;
  • Fortalece os músculos, ossos e articulações;
  • Contribui para uma melhor coordenação de movimentos e equilíbrio, reduzindo o risco de quedas;
  • O risco de morrer prematuramente será menor.

Uma vida mais ativa também se reflete na saúde mental e no bem-estar psicológico:

  • Aumenta a boa disposição e o humor;
  • Aumenta a energia, produtividade e qualidade de vida;
  • O seu sono terá maior qualidade;
  • Diminui o stress e o risco de desenvolver ansiedade ou depressão;
  • Promove a interação social;
  • Melhora a imagem corporal e eleva a autoestima.

Nunca é tarde para dar o primeiro passo e os benefícios compensam! Comece por afastar todos os motivos que o têm impedido de se manter fisicamente ativo, como a falta de tempo ou a falta de hábito. E lembre-se, alie à prática de atividade física regular, uma alimentação saudável e equilibrada.

Se tem algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de iniciar a prática de atividade física regular e informe-se sobre possíveis limitações de forma a conseguir adaptar os exercícios.

Acabe hoje com os comportamentos sedentários e comprometa-se com a sua saúde

Sugerimos hiperligação para o conteúdo: Gestão de stress: como caminhar ajuda a reduzir o stress