O que é a coenzima Q10?
A coenzima Q10, também conhecida por ubiquinona ou ubidecarenona, é uma molécula produzida naturalmente pelo nosso corpo, estando presente em quantidades elevadas nas células do coração, fígado, rins e pâncreas.

 

Esta molécula é importante para o bom funcionamento do organismo, desempenhando diversas funções:

  • Aumenta a produção de energia, diminuindo a fadiga (cansaço);
  • Tem um efeito antioxidante, protegendo as células de possíveis danos;
  • Melhora a função cardiovascular;
  • Estimula o sistema imunitário;
  • Promove a renovação das células da pele, retardando o envelhecimento cutâneo.

Contudo, a produção de coenzima Q10 diminui com a idade: até aos 20 ou 30 anos esta molécula é libertada pelo nosso corpo em quantidades elevadas, mas após essa faixa etária, a sua produção é cada vez mais reduzida. Assim, é importante compensar esta diminuição com a ingestão de alimentos que apresentam a molécula, como é o caso da carne, do peixe e de óleos vegetais.

No entanto, a alimentação pode não ser suficiente quando existe uma deficiência de coenzima Q10 associada a uma determinada doença, e nesse caso o médico receitará os medicamentos mais adequados à situação clínica.

Em certos casos, pode ainda ser recomendada a toma de suplementos alimentares que apresentam a coenzima Q10 na sua constituição. Contudo, é importante não esquecer que os suplementos alimentares destinam-se, apenas, a complementar uma alimentação normal e a sua toma deve ser sempre feita com acompanhamento médico.

A coenzima Q10 pode ainda ser aplicada topicamente, ou seja, na pele, através de produtos cosméticos: a sua absorção pelas camadas mais superficiais ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo, prevenindo e reduzindo as rugas faciais.

Caso tenha alguma dúvida sobre este composto, dirija-se à sua farmácia, lá encontrará profissionais disponíveis para ajudar a esclarecer as suas questões e a aconselhar os produtos mais indicados para si!