O que é uma Colonoscopia?
O médico aconselhou-o a realizar uma colonoscopia? Não fique alarmado… Trata-se de um procedimento que não é doloroso e dura apenas entre 20 minutos a 1 hora.

 

Consiste num exame para observação do intestino grosso (cólon) e do reto, que permite identificar:

– Pólipos (pequenos tumores, geralmente benignos);

– Focos de sangramento;

– Zonas de inflamação;

– Lesões relacionadas com cancro.

Sendo o cancro do cólon e reto uma das principais causas de morte por cancro nos países desenvolvidos, é recomendável que todas as pessoas com idade superior a 50 anos façam a primeira colonoscopia de rastreio, mesmo que não tenham quaisquer sintomas nem histórico na família.

colonoscopia

Créditos da imagem

Como se processa?

É introduzido, através do ânus, um tubo extenso e flexível (designado “colonoscópio”), com uma pequena câmara na extremidade. Para que o colonoscópio vá avançando ao longo do intestino grosso, o médico vai insuflando o tubo com ar (podendo provocar algumas cólicas).

Uma colonoscopia pode ser de diagnóstico, mas também terapêutica (de tratamento), envolvendo:

– a remoção de pólipos (através de uma ansa localizada na ponta do colonoscópio);

– a realização de uma biopsia (exame para identificação de possíveis células cancerígenas)

– o controlo de hemorragias (perda de sangue anormal) com recurso a medicação.

Antes do exame

Dado que a colonoscopia tem que permitir a visualização do interior do intestino grosso, é essencial garantir que o mesmo se encontra vazio. Para isso, são fornecidas ao utente um conjunto de orientações para os 2/3 dias que antecedem o exame, em que é especificado o tipo de dieta a seguir em cada um dos dias, o ajuste da medicação habitual do utente e em que é explicado como e quando tomar o preparado (laxante) que adquiriu na sua Farmácia.

No início do exame

Por norma a posição adequada para que se realize a colonoscopia é em decúbito lateral esquerdo, ou seja, em posição fetal (o utente é colocado com o lado esquerdo virado para baixo e as pernas fletidas sobre a zona abdominal).

Após o exame

Regra geral a recuperação é rápida, excetuando quando o utente tenha sido sujeito a anestesia (em que pode haver necessidade de um recobro de aproximadamente 1 hora).

Flatulências (gases) e cólicas abdominais são queixas frequentes dos utentes que realizaram uma colonoscopia. No entanto, caso estas cólicas se agravem (em vez de irem diminuindo progressivamente), ou no caso de surgirem outros sintomas, deve contactar o seu médico o mais rapidamente possível.