Onde deve estar localizado o armário de Farmácia?
Todos temos em casa alguns medicamentos e produtos, adequados a imprevistos. Para um uso correto destes é importante saber organizar o armário de Farmácia, saber onde o guardar e o que deve conter.

O primeiro passo é ter toda a medicação prescrita pelo médico que faz habitualmente, devidamente organizada. Arrume os medicamentos de forma a não os confundir, sendo aconselhável, sempre, mantê-los na embalagem original com a identificação da pessoa a quem se destinam e com o respetivo folheto informativo. Deste modo consegue verificar em qualquer altura a data de validade, qual o medicamento de que se trata e preserva as suas condições.

Além do que constitui e como organiza o seu armário é também importante onde este se localiza. O armário de Farmácia tem de estar num local seguro, ao abrigo das condições ambientais e das crianças:

– Escolha um local seco e fresco (quarto, sala, corredor): o calor e a humidade alteram as características dos medicamentos;

– A cozinha e a casa de banho são os piores locais para guardar medicamentos: pois estes, devem ser afastados o mais possível de fontes de calor ou humidade;

– O armário de Farmácia deve ser de madeira ou metal e sem vidros de modo a não entrar luz;

– Mantenha-o fechado a chave, para evitar que as crianças tenham acesso aos medicamentos e corram o risco de uma intoxicação.