Porquê vacinar contra a gripe?
Sabia que, todos os anos, 5 a 10% da população adulta e 20% a 30% das crianças são infetadas pelo vírus da gripe, sendo que, alguns destes casos, podem dar origem a complicações graves para a saúde?

 

Prevenção é a palavra de ordem e o valioso contributo da vacinação contra a gripe é fundamental.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo prevenir a doença e as suas complicações. As formas mais graves podem levar, por vezes, à necessidade de hospitalização, nomeadamente no caso de grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas (hipertensão, diabetes, entre outras).

O vírus da gripe muda todos os anos, surgindo novos tipos de vírus para os quais não apresentamos ainda imunidade, pelo que, a vacina do ano anterior, não confere uma proteção adequada no ano seguinte. Além disto, a imunidade conferida pela vacina também não é duradoura. Por isso, é essencial que a vacinação contra a gripe seja feita anualmente.

A vacina oferece uma proteção elevada, diminuindo a probabilidade de ter gripe, a gravidade dos episódios e das suas complicações. Além disso, tem poucos efeitos secundários: um ligeiro incómodo no braço e, por vezes, alguma febre.

A vacina deve ser administrada o mais rapidamente possível após a aquisição. Se não optar por realizar a vacinação na sua Farmácia, conserve-a na embalagem e nas prateleiras do meio do frigorífico (que é para assegurar que se mantém entre +2º a +8º), nunca na porta onde a variação de temperatura é frequente.