Uma vida com stress
O stress faz parte da natureza humana. É mesmo inevitável e não tem apenas a ver com um estilo de vida mais agitado e cansativo.

 

O stress constitui uma reação do organismo a situações de perigo. Cada pessoa possui um nível de resistência muito próprio, o que torna difícil defini-lo e medi-lo.

Como funciona o stress?

a) Diversos estímulos como temperaturas frias, muito ruído, conflitos, perigo levam à estimulação do sistema nervoso central. São libertadas substâncias químicas como adrenalina, cortisol ou aldosterona que vão atuar no organismo. A esta resposta chamamos stress.

b) O nosso corpo reage a situações de stress subindo a tensão arterial, acelerando a respiração e o ritmo cardíaco e contraindo os músculos.

c) Após a fase de alarme o corpo volta ao estado normal. A duração desta fase é variável de pessoa para pessoa

d) Quando o equilíbrio não é restaurado o stress atinge a chamada fase extenuante, onde torna o organismo muito vulnerável a agressões externas aumentando a propensão para a ocorrência de acidentes cardiovasculares.

Apesar de não ser a única, nem a principal, causa de problemas a nível cardiovascular, está provado que o stress agrava e despoleta diversas consequências negativas para o organismo, nomeadamente o aumento da pressão arterial.

Há então que abrandar o estilo de vida ou aprender a gerir o stress.

É importante identificar a origem do stress e procurar resolvê-la. Partilhar com pessoas próximas as suas preocupações e cuidar de si são pequenos exemplos que podem ajudar. Uma alimentação equilibrada rica em frutas e legumes e livre de excessos de gorduras e açúcares ajuda o corpo a sentir-se mais forte. Aliada à prática de atividade física regular e a uma postura otimista torna-se mais fácil relaxar e enfrentar o dia a dia reduzindo seus os níveis de stress.

Para aconselhamento sobre como gerir o stress, fale com o seu farmacêutico.