Vacinação contra a gripe – porquê e para quem?
Sabia que, todos os anos, 5 a 10% da população adulta e 20% a 30% das crianças são infetadas pelo vírus da gripe, sendo que, alguns destes casos, podem gerar complicações graves para a saúde?

 

A prevenção é a palavra de ordem e o valioso contributo da vacinação contra a gripe é fundamental.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a gripe e tem como objetivo prevenir a doença e as suas complicações. As formas mais graves podem levar, por vezes, à necessidade de hospitalização, nomeadamente no caso de grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas (hipertensão, diabetes, entre outros).

O vírus da gripe muda constantemente todos os anos, surgindo novos tipos de vírus para os quais não apresentamos ainda imunidade, pelo que, a vacina do ano anterior, não confere uma proteção adequada no ano seguinte. Além disto, a imunidade conferida pela vacina também não é duradoura. Por isso, é essencial que a vacinação contra a gripe seja feita anualmente.

 

Para quem?

Todos beneficiamos da vacinação contra a gripe, até porque, ao contrairmos a doença, estamos sempre sujeitos a infetar outras pessoas mais vulneráveis. A vacina é fortemente recomendada para:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e pessoas com o sistema imunitário afetado (imunodeprimidos), a partir dos 6 meses de idade;
  • Grávidas;
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).

A vacina está disponível, gratuitamente, nos centros de saúde, para alguns dos grupos de risco (por exemplo: pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; doentes com certas doenças crónicos (independentemente da idade); profissionais de saúde do sistema nacional de saúde (SNS) e bombeiros, com recomendação para serem vacinados). Se não está abrangido pela vacinação gratuita, pode obter a vacina na sua farmácia, sob a recomendação e receita médica, beneficiando de uma comparticipação de 37%. Pode ainda contar com a sua farmácia portuguesa para a prestação do serviço de vacinação.

Está comprovado que a vacinação permite salvar vidas e prevenir casos de doença, mais do que qualquer outro tratamento médico. E, com o outono à porta, aproxima-se mais uma época de vacinação contra a gripe (2018/2019), com início na 3.ª semana de outubro, concretamente no dia 15, por decisão da Direcção-Geral da Saúde (DGS). Por isso, não se esqueça, vacine-se!