Próstata sem tabus
A maioria dos homens já ouviu falar na próstata e nas suas doenças, mas ainda há tabus e receios que é importante vencer em nome de uma vida mais saudável.

 

O embaraço ainda domina quando o assunto é a próstata. Um embaraço alimentado pelo desconhecimento sobre esta glândula masculina, sobre as suas funções e sobre as consequências de uma eventual doença. A disfunção sexual e a incontinência são os principais receios, pois existe a ideia de que a próstata afeta o desempenho sexual e o funcionamento do sistema urinário.

Vejamos porquê:

A próstata é uma pequena glândula do aparelho sexual masculino que produz substâncias que entram na composição do sémen, o líquido que transporta os espermatozoides. Interfere, por isso, com a fertilidade, mas não com a sexualidade.

Contudo, a evolução das doenças relacionadas com a próstata e alguns tratamentos podem originar problemas de disfunção erétil.

Do mesmo modo, as doenças da próstata causam incómodo ao nível do sistema urinário: é que a glândula situa-se logo abaixo da bexiga e envolve a uretra, o canal que conduz a urina até ao exterior.

Falar da próstata pode não ser fácil, pelos motivos acima mencionados. Mas é importante que conheça os fatores de risco e os discuta com um profissional de saúde. Comece pela sua farmácia: nela encontra informação e aconselhamento adequados, bem como disponibilidade e privacidade para abordar este tema, delicado para alguns.

 

Leia também : “Próstata: sinais e sintomas que preocupam

 

Não se deixe vencer por tabus: vença-os em nome da sua saúde!